Relator quer análise conjunta de MP e projeto sobre ICMS
Relator da medida provisória que estabelece mecanismos de compensação aos estados pela redução das alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse nesta terça-feira (16) que o projeto de resolução que reforma esse tributo, relatado pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), é parte de um tripé com soluções para a guerra fiscal.
Pinheiro afirmou, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que a "segunda parte da solução" é a MP 599/2012, que trata da prestação de auxílio financeiro aos estados prejudicados com a redução das alíquotas. A "terceira parte", acrescentou, é um projeto de lei complementar (PLP 238/2013), em tramitação na Câmara dos Deputados, que viabiliza a convalidação dos incentivos fiscais considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.
O importante, segundo o senador, é dar garantia aos estados, durante a transição, para que os investimentos não fiquem prejudicados. Pinheiro disse querer evitar o que acontece hoje com a compensação aos estados exportadores estabelecida pela Lei Kandir, cujos recursos somente são viabilizados por emendas parlamentares.
O senador comparou a MP a "colchão que amortecerá os impactos" causados pela redução das alíquotas, que reconheceu não serem pequenos.
Pinheiro considerou importante o caminho aberto por Delcídio do Amaral com a negociação em torno do projeto de resolução e anunciou que pretende seguir o mesmo caminho do entendimento.
O senador sugeriu ainda o exame conjunto da MP 599/2012 e do PRS 1/2013, para que assegurar a coerência dos dois instrumentos legislativos.
16/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relator quer suspender tramitação de proposta que uniformiza ICMS sobre importados
Ana Rita pede cuidado na análise de projeto que modifica ICMS sobre produtos importados
RELATOR QUER CONSENSO SOBRE PROJETO DO FUNDO DE TERRAS
Camata quer relator para projeto sobre regulamentação da ortotanásia
Vídeo | Relator admite divergências e prevê decisão sobre ICMS no voto
Vídeo | Relator ganha mais prazo para buscar consenso sobre ICMS