Renan acredita em crescimento maior da economia em 2013
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que acredita na recuperação da economia brasileira em 2013. Nesta sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,9% em 2012, totalizando R$ 4,4 trilhões. Esse é o pior desempenho da economia desde 2009, quando foi registrada uma queda de 0,3%.
Na avaliação de Renan, o crescimento inferior a 1% pode ser explicado por um contexto de crise econômica mundial.
- Nós estamos vivendo uma circunstância de crise econômica mundial. Os nossos compradores estão comprando menos, de modo que a consequência é um crescimento menor, mas eu tenho a absoluta convicção de que este ano nós vamos crescer mais e o papel do Congresso é colaborar para que isso aconteça – disse o parlamentar alagoano.
Segundo o presidente do Senado, o crescimento da economia brasileira passa pela retomada de investimentos e por reformas microeconômicas.
- Eu acho que esse anúncio [do IBGE] alerta o Brasil. Nós precisamos voltar a crescer. O crescimento econômico é a nossa vocação. Precisamos retomar os investimentos públicos, os investimentos privados e fazer o dever de casa. Continuar com as reformas microeconômicas para que o Brasil cresça suficientemente e mantenha fortalecido seu mercado interno – observou Renan.
01/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prévia do PIB indica crescimento de 2,52% da economia em 2013
Anibal Diniz comemora crescimento da economia em 2013
Projeções do mercado para crescimento da economia em 2012 e 2013 são mantidas
Mercado eleva projeção para crescimento da economia em 2012 e 2013
Tombini prevê crescimento maior neste semestre e em 2013
Renan anuncia economia de R$ 275 milhões no Senado em 2013