Renan anuncia que Canal do Sertão será obra estratégica do Programa Avança Brasil



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou em Plenário nesta quarta-feira (dia 5) que o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, decidiu incluir o Canal do Sertão entre as obras estratégicas do Programa Avança Brasil. Ele explicou que, com isso, o canal terá prioridade entre os investimentos a serem realizados pelo governo federal.

O canal foi qualificado por Renan como "única alternativa para promover o desenvolvimento sustentado" do semi-árido e do agreste alagoanos. O parlamentar informou que a obra, orçada em R$ 200 milhões, beneficiará 700 mil pessoas nos 32 municípios cortados em seus 220 quilômetros de extensão. O canal poderá levar a irrigação a 116 mil hectares de terra e irá aumentar a oferta de água para populações urbanas e rurais, além de fornecer água para rebanhos bovinos e para a piscicultura.

- Será a redenção definitiva de Alagoas e de todos os alagoanos - afirmou o parlamentar, dizendo anunciar "com prazer" a novidade ao povo alagoano.

Renan disse que o ministro mostrou-se sensível aos argumentos apresentados por ele e pelo senador Teotônio Vilela (PSDB-AL).

O senador realçou que a obra será de inquestionável importância para o estado, "não só por seu elevado alcance e possibilidades de desenvolvimento, mas pelo grande vulto financeiro envolvido". Informou que a bancada alagoana conseguiu inserir no orçamento deste ano R$ 12 milhões, para retomada das obras, paralisadas há muitos anos.

Renan acrescentou que os recursos poderão ser ampliados. Informou que um maior aporte de verbas para a obra ainda este ano já foi motivo de conversa entre os parlamentares alagoanos e o ministro da Integração Nacional, o senador licenciado Ramez Tebet (PMDB-MS).

- A obra, por suas dimensões e recursos a serem investidos, demandará o esforço e a união de toda a bancada, no sentido de continuarmos viabilizando sua continuidade. É óbvio que uma obra deste porte não será concluída da noite para o dia, de um ano para o outro. Ela exigirá anos, mas Alagoas, certamente, não esquecerá aqueles que priorizarem esta iniciativa - finalizou.

05/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan anuncia novo canal interativo entre Senado e cidadãos

Canal leva água à alagoanos do sertão

Canal Saúde debate gestão estratégica no SUS

Heloísa Helena pede recursos para o Canal do Sertão de Alagoas

Sarney recebe presidente do Chile, que anuncia parceria estratégica com o Brasil

Oposição avança e toma do Taleban cidade estratégica