Renan Calheiros anuncia plano de acessibilidade do Senado



VEJA MAIS

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (8), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em Plenário o Plano de Adequação do Senado Federal, que adaptará as instalações da Casa para dar pleno acesso aos deficientes visuais.

Entre as mudanças, Renan Calheiros destacou a instalação de placas identificadoras em braile nos gabinetes, instalação de planta baixa tátil para o uso de bengala e modificações no uso do Plenário e no acesso à Mesa para que os parlamentares com deficiência possam fazer uso dessas áreas da mesma maneira que os demais parlamentares.

- A Casa tem, ao longo de sua história, demonstrado o quanto se preocupa com a cidadania e com o bem-estar de todos os brasileiros. Dessa forma, podemos dizer que o Senado é também das minorias, o Senado é também dos excluídos. Ações como o programa Pró-Equidade, a Semana de Valorização da Primeira Infância e a Procuradoria da Mulher são provas disso – disse.

O senador explicou que o Plano pretende dar continuidade ao Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, criado em sua primeira gestão na Presidência do Senado. Ele lembrou que a Semana da Acessibilidade foi criada em 2005 e se destinava à discussão de políticas públicas voltadas para a acessibilidade e inclusão social.

- O Senado Federal, como todos sabem, passou a ser uma instituição pioneira nesse trabalho, a partir de 2005, levando-o a adaptar seus espaços físicos internos tornando-os acessíveis a todas as pessoas – ressaltou.

Renan Calheiros destacou que o Senado possui, desde 1998, serviço de impressão em braile de diversas obras importantes para o cidadão, entre elas, a Constituição, os Códigos Civil e Penal, o Estatuto do Idoso, da Criança e do Adolescente e as leis Maria da Penha e de Apoio às Pessoas com Deficiência.

- Ressalto que o Serviço de Impressão em Braille é o único da capital a produzir obras que são distribuídas gratuitamente às instituições de ensino em todo o país – acrescentou.

Renan Calheiros elogiou a iniciativa dos senadores em propor leis que possam amenizar o dia a dia das pessoas com deficiência física. Ele destacou a importância da proposta de criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e da proposta de lei que institui a doação de cão-guia aos deficientes visuais, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF).

Em aparte, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) reivindicou a presença de um interprete de libras em todas as entradas do Senado Federal e em toda a programação da TV Senado.

- Muitas vezes, não sabemos – quem não conhece com mais profundidade esse tipo de deficiência – que a alfabetização das pessoas surdo-mudas não é oralizada. Então, muitas vezes, apenas a legenda não é suficiente para uma comunicação adequada – explicou.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu apoio para aprovação de um projeto de sua autoria que obriga as escolas públicas a disponibilizem o aprendizado de libras a todos os jovens e adolescentes que tiverem interesse.

Financiamento de campanha

O presidente do Senado ainda registrou ter recebido de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, durante reunião nesta segunda-feira (8), propostas de mudanças nas regras relacionadas ao financiamento de campanhas eleitorais. O senador também mencionou proposta referente à internet e às redes sociais. Segundo ele, as entidades recomendaram que a internet e as redes sociais sejam utilizadas como instrumento de diálogo do candidato.



08/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros anuncia economia de R$ 275 milhões no Senado em 2013

Renan Calheiros anuncia instalação da Comissão Senado do Futuro

Renan Calheiros anuncia votação da PEC das Domésticas

Renan Calheiros anuncia esforços para votar MP dos Portos

Renan Calheiros anuncia integrantes da Comissão Representativa durante recesso

Renan Calheiros anuncia mais oito agências do INSS em Alagoas