Renan Calheiros diz que o país precisa desenvolver sistemas de informação contra espionagem
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu nesta quinta-feira (12), o desenvolvimento de sistemas de informação para proteger o país contra a espionagem. Renan Calheiros disse acreditar que o Brasil não está livre de ser espionado por outros países e que isso poderá se repetir.
Reportagens do programa Fantástico, da TV Globo apontaram que a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff teriam sido alvo de espionagem dos Estados Unidos. Para apurar as denúncias, o Senado instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem.
Em reunião na tarde desta terça-feira (10), os membros da CPI aprovaram requerimentos para ouvir o jornalista Glenn Greenwald, que denunciou a espionagem americana, e representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Petrobras. Esses depoimentos podem ocorrer já na próxima semana, em reunião agendada para a terça-feira (17).
- Eu acho, sinceramente, que essa coisa de ficar reclamando apenas não significa muito, não acrescenta nada, é muito pouco. O que nós temos que fazer é desenvolver sistemas de informação que nos permita preservar os interesses do pais dessa espionagem que certamente vai se repetir - afirmou Renan Calheiros.
12/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Ana Amélia, país precisa desenvolver cultura de prevenção de acidentes
Renan Calheiros: 'Constituição Cidadã contém a alma do país'
RENAN CALHEIROS PROPÕE POLÍTICA AGRÍCOLA PARA O PAÍS
Renan Calheiros abre exposição que reúne escultores de todo o país
Entenda as representações contra Renan Calheiros
Vanessa Grazziotin defende aprimoramento do sistema de contra-espionagem do país