Vanessa Grazziotin defende aprimoramento do sistema de contra-espionagem do país



Ao comentar reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Tv Globo, sobre interceptações de comunicações de computadores, telefones fixos e celulares do Ministério de Minas e Energia pela agência de espionagem do Canadá, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Inteligência.

— Nós, que participamos da CPI [da Espionagem] temos que apontar propostas de defesa e de segurança - seja da Nação, seja das empresas, seja do povo brasileiro - disse em Plenário, nesta segunda-feira (7).

Na avaliação da parlamentar, existe uma falta crônica de recursos públicos para investimentos nesse setor da defesa no Brasil. Para ela, a dotação orçamentária da recentemente criada Secretaria de Inteligência e Defesa Cibernética pelo governo federal é insuficiente para atender a todas as necessidades da pasta.

Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) criticou o Sistema Brasileiro de Inteligência, que segundo ele está parecendo “uma verdadeira casa da mãe Joana”, por não garantir a segurança das informações que produz.

Governo federal e prefeitos

No início de seu pronunciamento, Vanessa Grazziotin registrou a realização em Manaus, no último final de semana, de encontro entre a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, com 59 prefeitos, de um total de 61 municípios amazonenses. Segundo ela, durante o encontro, Ideli ouviu as reivindicações e sugestões visando uma maior sintonia entre ações realizadas pelo governo federal e os municípios do Amazonas, na execução de convênios celebrados.



07/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin defende aperfeiçoamento do sistema previdenciário

Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem

Vídeo | CPI da espionagem poderá ouvir Snowden, diz Vanessa Grazziotin

Vanessa Grazziotin diz que não há como comparar caso da Abin com espionagem americana

Vanessa Grazziotin manifesta solidariedade a presos cubanos acusados de espionagem

Espionagem americana fere a soberania brasileira, afirma Vanessa Grazziotin