Renan Calheiros participa de recepção ao papa Francisco



O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, participou na tarde desta segunda-feira (22) da recepção ao papa Francisco, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), onde o pontífice foi recebido pela presidente da República, Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e outras autoridades. No início da noite, o Papa falou a autoridades, entre as quais se encontrava o presidente do Senado, no Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro.

A primeira visita do papa Francisco ao Brasil, e a primeira que ele faz à América Latina depois de eleito papa, ocorre por conta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento internacional organizado pela Igreja Católica.

Após percorrer ruas do Rio em um automóvel, constantemente acompanhado por uma multidão que muitas vezes cercava o carro, obrigando o motorista a parar, o papa Francisco percorreu um trecho da cidade no papamóvel, acenando e abençoando a multidão. Depois, seguiu de helicóptero para o Estádio das Laranjeiras e pousou no campo do Fluminense, que fica ao lado do Palácio Guanabara.

O papa foi recebido no Palácio Guanabara pela presidente Dilma Rousseff, que, em seu pronunciamento, deu as boas-vindas ao pontífice, ressaltando que os 50 milhões de jovens brasileiros recebem de braços abertos os peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude.

Dilma ressaltou que o Estado brasileiro convive com a diferença e acolhe todas as religiões. Em seu discurso, a presidente destacou também a “estratégia de superação da desigualdade”, implantada no Brasil com as políticas de distribuição de renda e redução da pobreza. Ela também disse acreditar que a Igreja Católica pode ser uma parceira para levar as boas experiências para outros países.

Também participam da cerimônia no Palácio Guanabara o vice-presidente da República, Michel Temer, e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Esperança

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre desde 1986, é um encontro anual, que reúne jovens católicos de todo o mundo. O objetivo do evento é levar uma mensagem de fé, unidade e esperança para a juventude. Para a jornada do Rio de Janeiro, que começa nesta terça-feira (23) e vai até domingo (28), são aguardados 2,5 milhões de jovens.

 

Com informações da Agência Brasil



22/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan e Sarney participam da recepção ao papa Bento XVI

Renan Calheiros apóia criação do Parque Nacional da Foz do São Francisco

Renan Calheiros participa da posse de Gilmar Mendes no TSE

Renan Calheiros participa do encerramento do Ano do Brasil em Portugal

Renan Calheiros participa de assinatura de decreto e comemoração ao Dia do Radialista

Renan Calheiros participa da Marcha dos Prefeitos ao lado de Dilma Rousseff