Renan Calheiros participa do encerramento do Ano do Brasil em Portugal



VEJA MAIS

Depois de ser recebido pela presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Andrade Esteves, na quinta-feira (6), o presidente do Senado, Renan Calheiros, deve participar, na segunda-feira (10), de um jantar a ser oferecido pelo presidente de Portugal, Cavaco Silva, à presidente Dilma Rousseff. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e o senador Gim (PTB-DF) - integrantes da comitiva de senadores - também devem comparecer.

A celebração do Dia Nacional de Portugal (10 de junho) - data da morte do escritor e herói nacional Luís de Camões - coincide com o encerramento das festividades do Ano do Brasil em Portugal. Show da cantora Maria Bethânia, que vai declamar poemas de Fernando Pessoa, vai marcar o fim de uma temporada de apresentações de música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, circo e fotografia de artistas brasileiros, iniciada no dia 7 de setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil. O mesmo período também foi o Ano de Portugal no Brasil, propiciando a exibição de manifestações artísticas portuguesas em alguns estados brasileiras.

Língua Portuguesa

Além de se encontrar com a presidente da Assembléia de Portugal, Renan Calheiros se reuniu com representantes de comissões do parlamento português e do Grupo de Amizade Brasil Portugal. Na ocasião, o presidente do Senado Federal defendeu a intensificação nas relações entre os dois países e, neste sentido, assumiu o compromisso de criar - "num curto espaço de tempo" - grupo de representação do Congresso Nacional junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo ressaltou Renan, o objetivo será promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes da comunidade. A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e conta com a participação de oito países: Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Na visita ao Parlamento português, Renan Calheiros expôs o trabalho do Senado em prol da transparência, do corte de gastos e da racionalidade administrativa. Ressaltou ainda as medidas tomadas nos últimos meses para aperfeiçoar o processo legislativo.



07/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa do encerramento da Convenção Nacional do PMDB Mulher

Renan Calheiros participa da posse de Gilmar Mendes no TSE

Renan Calheiros participa de recepção ao papa Francisco

Renan Calheiros participa de assinatura de decreto e comemoração ao Dia do Radialista

Renan Calheiros participa da Marcha dos Prefeitos ao lado de Dilma Rousseff

Renan Calheiros participa de lançamento do livro sobre participação das mulheres na política