Renan Calheiros protesta contra manifesto de servidores do Ibama



Durante as votações em Plenário nesta quarta-feira (11), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) protestou contra manifesto divulgado pela Associação Nacional dos Servidores do Ibama (Asibama) referente à tramitação do PLC 60/2011 e a recente pronunciamento do senador por Alagoas.

Na sexta-feira (6), Renan Calheiros contestou em Plenário a atuação do Ibama em relação à construção em Alagoas do estaleiro Estaleiro Ilha S.A. (Eisa), que ainda não recebeu licença ambiental definitiva do órgão. Para o senador, a posição do Ibama é política.

- Servidores do Ibama assinaram manifesto atacando políticos e a imprensa, dizendo que a licença do Eisa em Alagoas não foi negada – afirmou.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na última quarta-feira (4), Renan Calheiros pediu vista (prazo para análise) de projeto do governo que favorece o Ibama com a criação de mil cargos e assegura o remanejamento definitivo para o Ministério do Meio Ambiente de servidores de outras pastas atualmente cedidos ao órgão. Com essa ação, o projeto (PLC 60/2011) saiu da pauta.

O senador afirmou nesta quarta-feira (11) não ter “nada contra o Ibama”. Ele acrescentou que pediu vista do “projeto de interesse dos servidores” porque o órgão deve explicações sobre a razão de ter concedido licenças ambientais para projetos com maior potencial de dano ambiental nos estados de Pernambuco, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo, mas não para Alagoas.

- Cobro essas explicações e não vou aceitar nenhuma intimidação. A bancada de Alagoas vai até as últimas consequências porque o Ibama precisa explicar porque liberou projetos com dano ambiental superior ao de Alagoas - declarou.

Também em Plenário, Renan recebeu apoio dos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Gim Argello (PTB-DF), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ana Amélia (PP-RS) e Benedito de Lira (PP-AL).

Eles prestaram solidariedade ao colega e disseram ser direito dos senadores pedirem vista para analisarem melhor os projetos.

Benedito de Lira acrescentou que o Eisa é um empreendimento que vai gerar empregos, renda e mais qualidade de vida para a população de Alagoas.

- Estamos apenas pedindo que Alagoas seja tratado igualitariamente a outros estados do Nordeste. É um processo discriminatório. O Ibama tem de ter sensibilidade para tratar de assuntos sérios como esse. Estamos juntos com o senador Renan em defesa do nosso estado – afirmou Benedito de Lira.

 

 

 



11/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros recebe manifesto contra financiamento privado de campanha

Renan Calheiros critica Ibama por vetar construção de estaleiro em Alagoas

Renan Calheiros lamenta veto do Ibama para construção do estaleiro Eisa

JONAS PINHEIRO PROTESTA CONTRA PROIBIÇÕES DO IBAMA

SENADO PROTESTA CONTRA DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DO IBAMA

Marina Silva protesta contra invasão do Ibama em Paragominas