Renan Calheiros quer assistência psicossocial para policiais



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu projeto de sua autoria (PLS 97/08) que inclui a formulação de programas de assistência psicossocial para policiais, seus dependentes e cônjuges entre as medidas contempladas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O projeto de Renan Calheiros tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda parecer do relator, senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Na avaliação de Renan, assim como o personagem Capitão Nascimento, do premiado filme brasileiro Tropa de Elite, os agentes de segurança do país enfrentam problemas que vão além da violência, que podem acarretar conseqüências "sobre sua saúde mental e emocional, afetando diretamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade".

Para o senador, a psicologia preventiva pode auxiliar tanto os policiais quanto suas famílias. Renan citou pesquisa da socióloga Maria Cecília de Souza Minayo, de 2006, que ouviu 150 policiais e concluiu que 40% dos policiais militares e 53,5% dos policiais civis têm distúrbios do sono. De acordo com o senador, a pesquisa mostra também que 13% dos militares e 10% dos civis admitiram usar tranqüilizantes. Apenas em 2007, acrescentou, 1.161 policiais militares do Rio de Janeiro foram afastados da corporação devido a problemas psicológicos.

- O acompanhamento psicológico dos policiais é a melhor maneira de proteger vidas e também evitar a destruição de carreiras e de famílias - opinou Renan.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan vai pedir a Lula que garanta por MP assistência psicossocial a bombeiros e policiais

Renan quer garantir recursos para atendimento psicossocial dos policiais e seus familiares

CAS analisa projeto que destina recursos do Fundo de Segurança Pública para assistência psicossocial a policiais

Renan Calheiros quer facilitar aquisição da casa própria pelos policiais

Renan Calheiros defende fundo para uniformizar salários de policiais e bombeiros

Renan Calheiros propõe acordo para acelerar votação de piso salarial dos policiais e bombeiros