Renan classifica o Círio como uma das principais celebrações cristãs
"Pela dimensão que já assumiu e pela tradição bicentenária que representa, não seria exagero dizer que o Círio é, atualmente, uma das principais celebrações populares da fé cristã em todo o mundo". O comentário foi feito pelo presidente Renan Calheiros na abertura da hora do expediente da sessão deliberativa desta terça-feira (11), dedicada a homenagear o Círio de Nazaré, que completa 214 anos no próximo dia 14.
Ao lado de Renan, compuseram a Mesa durante a homenagem o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), autor do requerimento propondo a comemoração; o arcebispo de Belém, dom Orani Tempesta; o prefeito da capital paraense, Duciomar Costa; o deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA) e a presidente da Companhia Paraense de Turismo, deputada Ann Pont.
- O Círio apaga as diferenças, junta o rico e o pobre, o que tem instrução e o analfabeto, aproxima os desiguais e torna visível e palpável a comunidade que nos une a todos. Por tudo isso, é natural que o Senado repercuta essa grande festividade, essa celebração de fé que mobiliza multidões e que revela nossa alma mais profunda. Por tudo isso também, mais do que justo é o registro da festa do Círio como Bem Cultural de Natureza Imaterial - afirmou Renan.
O senador por Alagoas informou que uma exposição sobre o Círio de Nazaré iniciada no final de semana passado na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Brasília, está sendo exibida desde esta terça-feira (11) no Senado. O Círio de Nazaré, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, é considerada a maior festa cristã do Planeta. Quase 2 milhões de fiéis participam todos os anos do evento, que é realizado desde 1793.
11/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan classifica cassação do seu mandato como "uma violência sem tamanho"
Luiz Otávio registra o tombamento do Círio de Nazaré como patrimônio cultural
Arthur Virgílio vê Círio de Nazaré como festa religiosa mais forte do país
Renan classifica denúncia de "invencionice"
OMS classifica fumaça do diesel como cancerígena
Demostenes classifica como "vergonhosa" a PEC paralela