Luiz Otávio registra o tombamento do Círio de Nazaré como patrimônio cultural
Ao convidar os brasileiros a participarem do Círio de Nazaré, iniciado nesta sexta-feira (8) em Belém (PA), o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) destacou que há poucos dias o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou o tombamento do evento como patrimônio cultural brasileiro, atendendo a um pedido feito em 2001. Ele destacou que esta é a primeira manifestação religiosa tombada pelo Patrimônio Histórico.
A origem do Círio de Nazaré, informou Luiz Otávio, vem dos idos de 1700. Nas proximidades do riacho que desaguava na antiga Estrada do Maranhão, um matuto encontrou, às margens do igarapé Murucutu, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, réplica da estátua que se encontrava em Portugal, esculpida em madeira, com aproximadamente 28 centímetros de altura.
O homem levou a imagem para sua casa e lá improvisou um altar, para venerar a santa. No dia seguinte, não encontrou a imagem no local. Ela foi reencontrada à beira do mesmo rio. Ao tomar conhecimento do fato, o governador da província mandou levar a imagem para o palácio, mantendo-a sob vigilância. Na manhã seguinte, sem que se pudesse explicar, a santa voltou para o local onde havia sido encontrada inicialmente. Os devotos entenderam esses fatos como um desejo da santa de ficar às margens do Murucutu, e lá construíram a primeira ermida.
- Como me é de costume confessar, não me inquieto, nessas ocasiões, em discernir se se trata de estórias fundadas em fatos reais ou não. Mesmo em se tratando de mero fruto do imaginário popular, sua sobrevivência como lenda ou narrativa poética, sua exuberância e permanência já nos bastam. Afinal de contas, estamos a celebrar a fé, que é real, visível e concreta. Fé e devoção a que o povo paraense se prende por força de sua santa, não só na época do Círio, mas em todos os dias do ano - afirmou Luiz Otávio.
Em Brasília, informou o senador, a colônia paraense local festejou a data religiosa, mobilizando católicos em torno do santuário de Nossa Senhora. Neste ano, acrescentou o senador, o Círio de Brasília atraiu cerca de 3 mil fiéis à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Ele revelou que o evento foi o primeiro passo para a instalação da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré na capital do Brasil.
08/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUIZ OTÁVIO REGISTRA REALIZAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PRÓXIMO DOMINGO
Luiz Otávio destaca realização da 212ª edição do Círio de Nazaré
Luiz Otávio: Círio de Nazaré é expressão da cultura e da fé de um povo que valoriza a tradição
Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade
Arthur Virgílio vê Círio de Nazaré como festa religiosa mais forte do país
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural avalia novas propostas de tombamento