Renan destaca recuperação de ferrovias em Alagoas



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) registrou, nesta terça-feira (19), sua satisfação com a melhoria da malha ferroviária do seu estado, que passará a integrar a grande malha da Transnordestina. Com isso, serão ampliadas as possibilidades de escoamento de diversos produtos e, conseqüentemente, o crescimento econômico.

Atualmente, de acordo com o senador, Alagoas usa menos de 10% das suas linhas férreas e, assim mesmo, apenas para o transporte de passageiros. Desde que foi privatizada, em 1998, a Rede Ferroviária Federal, os 356 quilômetros da malha de Alagoas passaram à administração da Companhia Ferroviária do Nordeste, hoje com o nome de Transnordestina Logística.

Só no ano passado, a empresa iniciou as obras de reativação das linhas, que passam por diversos municípios, como São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo, Atalaia, Capela, Cajueiro, Viçosa, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Campo Grande e Porto Real do Colégio.

- Pude, pessoalmente, constatar a rapidez, a eficiência e a qualidade das obras nesta última segunda-feira, quando, acompanhado do governador Teotonio Vilela Filho e do Presidente da Transnordestina, Tufi Daher, fomos vistoriar o trabalho na linha férrea e entregar, formalmente, o trecho de Arapiraca a Palmeira dos Índios - relatou o senador.

Segundo ele, nos próximos dois meses, estará pronto o trecho de Palmeira dos Índios a Viçosa. O parlamentar também agradeceu "a participação decisiva" da Companhia Siderúrgica Nacional na recuperação das ferrovias, que gerou mais de 500 empregos diretos. E apelou à Vale do Rio Doce para que agilize a recuperação do trecho sob sua responsabilidade, que vai de Porto Real do Colégio a Aracaju, capital de Sergipe.

- Quando a linha começar a funcionar, será mais fácil exportar tudo o que produzimos em Alagoas, a exemplo do álcool, do açúcar, do cimento, do PVC, produtos que já são vendidos em outros estados, mas por rodovias, o que os torna mais caros e menos competitivos - explicou Renan.

O senador mencionou em seu discurso outras obras importantes para o estado, a começarem nos próximos dias, como a duplicação da BR-101 e a duplicação da rodovia que liga Maceió à Barra de São Miguel, trecho para o qual a bancada de Alagoas no Congresso Nacional já alocou os recursos.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva quer recuperação de estradas e reabilitação das ferrovias

Presidente da EPL destaca abertura na exploração de ferrovias

João Tenório festeja recuperação econômica de Alagoas

Começa a recuperação de trecho da BR-101 atingido pelas chuvas em Alagoas

Gleisi Hoffmann destaca Copa e leilão de ferrovias como desafios de 2014

Renan comemora obras do PAC em Alagoas