Renan destaca temas federativos, MPs e vetos na agenda do Congresso
Com a afirmação de que existe atualmente no Poder Legislativo uma agenda de votações prementes para o Brasil, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), faz neste momento seu discurso de abertura dos trabalhos em 2013. O presidente é o último a discursar, após a leitura da Mensagem da presidente Dilma Rousseff e do discurso do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
Renan destacou como extremamente relevantes temas como o pacto federativo, as novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE), a distribuição dos royalties e ainda as reformas política e tributária. Para ele, “é chegada a hora de concretizarmos as duas reformas”. A reforma política, ressaltou, com financiamento público e exclusivo de campanha, vai proporcionar mais estabilidade ao país com reflexos imediatos na economia interna.
As necessidades de fortalecimento da democracia, de manutenção do crescimento econômico e de transparência nas ações públicas também foram citadas no discurso do presidente do Senado. Renan anunciou também que pretende, ainda esta semana, se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para discutir três assuntos: as medidas provisórias; a aprovação e a execução orçamentária; e a apreciação dos vetos presidenciais.
Mais informações a seguir
04/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Banco de dados federativos do Congresso agilizará trabalho dos senadores, informa Renan Calheiros
Temas federativos mobilizaram senadores em 2012
Congresso deve ter agenda de votação de vetos presidenciais
Renan Calheiros: Congresso pode examinar possíveis vetos à Lei dos Portos
Renan confirma votação pelo Congresso de projeto que modifica análise de vetos
Vídeo | Congresso será convocado novamente para analisar vetos, diz Renan