Renan elogia interação entre Senado e sociedade



Em discurso proferido na sessão especial de homenagem ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao Conselho Editorial do Senado e à Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), o presidente da Casa, Renan Calheiros, elogiou o trabalho desses organismos na tarefa de aproximar o Parlamento da sociedade. Ele disse que o Senado tem motivos de sobra para se orgulhar da ação dessas instituições.

No mesmo discurso, Renan disse que se sentia particularmente feliz por ter dado, como 2º secretário do Senado à época da criação do ILB, sua contribuição para a história de sucesso desses organismos criados para intensificar o diálogo entre o Parlamento e a sociedade. Ele também afirmou que a modernização dos serviços, que a cada dia avança no Senado, não teria acontecido sem o empenho dos seus servidores.

- É cada vez mais importante, para a vitalidade do Parlamento, a existência de instituições como o Instituto Legislativo Brasileiro e a Universidade do Legislativo Brasileiro, às quais devemos acrescentar também o programa Interlegis. Esses canais, pelos quais retorna à sociedade uma parte do que se produz aqui no Senado e que vai além da produção legislativa, são cada vez mais essenciais para a instituição parlamentar, no que ela tem de mais fundamental - ressaltou o presidente do Senado.

Renan elogiou a política editorial da Casa que, há dez anos, sob a orientação do Conselho Editorial do Senado, vem tornando disponível para o público em geral uma série de obras de valor histórico e cultural que, de outro modo, seria de acesso difícil ou mesmo impossível para a população.

- Temos, portanto, motivos para nos orgulharmos de nosso ILB, de nossa Unilegis, de nosso Conselho Editorial. Esse conjunto de instituições, voltadas para a produção e disseminação do conhecimento, seja na comunidade legislativa, seja na sociedade em geral, dá ao Parlamento brasileiro uma face reconhecidamente contemporânea, sintonizada com as necessidades da sociedade e com o que se espera de um Parlamento moderno e efetivo - resumiu.

Em seu discurso, Renan disse que, nos seus dez anos de existência, o ILB já treinou mais de 30 mil profissionais em 112 cursos presenciais e 27 cursos a distância, que incluem desde o ensino de línguas estrangeiras até relações internacionais e economia. Ele observou que, responsável inicialmente pelo exclusivo treinamento dos servidores da Casa, o ILB fez justiça à sua vocação complementar de abrir-se para a sociedade. E explicou que são inúmeras suas parcerias com assembléias legislativas, universidades e órgãos públicos.

Ao lembrar os dez anos de criação do Conselho Editorial do Senado, o presidente do Senado lembrou que esse órgão já resgatou 180 obras de interesse histórico e cultural, todas anteriormente indisponíveis no mercado editorial brasileiro. E disse que, por meio desse conselho, o Senado realiza um trabalho de recuperação e preservação cultural da mais alta relevância, fazendo retornar à sociedade, e não apenas na forma de leis, a confiança que lhe foi depositada pelos cidadãos.

Sobre a Unilegis, disse que essa instituição já formou 216 alunos em cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Legislativo, Administração Legislativa, Análise da Constitucionalidade e Gestão de Tecnologia da Informação, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e com a Universidade de Brasília.



28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGACIEL MAIA DESTACA CRESCIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SENADO E A SOCIEDADE

AGACIEL MAIA DESTACA CRESCIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SENADO E A SOCIEDADE

Paulo Paim ressalta papel da internet na interação entre políticos e sociedade

CDH debate maior interação da sociedade com o Senado

Senado aprofunda debates sobre a pauta do país e aumenta interação com a sociedade

Em artigo, Renan Calheiros destaca sintonia entre Congresso e sociedade