Renan enaltece boas relações Brasil-Japão com presidenta de Legislativo japonês



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (22) visita da comitiva da Câmara dos Conselheiros do Japão (Casa do Parlamento daquele país equivalente ao Senado brasileiro). Renan e a presidente da Câmara, Chikage Oogi, enalteceram as boas relações entre os dois países, principalmente no tocante à proteção ao meio ambiente.

VEJA MAIS

Chikage Oogi destacou a importância da experiência brasileira na produção de álcool como instrumento para o cumprimento das metas do Protocolo de Kyoto. Ela registrou que, em sua última visita ao Brasil, há 26 anos, impressionou-se com o potencial brasileiro em fontes de combustível alternativas ao derivados de petróleo. Renan afirmou ainda que o novo Programa de Biodiesel é mais uma iniciativa brasileira com o mesmo objetivo.

Os presidentes dos Parlamentos dos dois países lembraram ainda a dimensão da comunidade de japoneses e descendentes residentes no Brasil e brasileiros no Japão.

- Há mais de um milhão e 400 mil descendentes japoneses no Brasil e cerca de 300 mil brasileiros no Japão. Apesar da distância geográfica, Brasil e Japão mantêm relações próximas. Longe dos olhos, mas perto do coração - disse Renan.



22/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante elogia reformas chinesas e comemora boas relações com o Brasil

Simpósio discute relações entre Brasil e Japão

Ministro das Relações Exteriores visita Japão para levar mensagem de solidariedade do Brasil

Governos Dilma e Bachelet vão aprofundar relações entre Brasil e Chile, diz presidenta

Presidenta viaja a Havana para incrementar relações econômicas entre Brasil e Cuba

Representante do Legislativo japonês visita o Senado