Mercadante elogia reformas chinesas e comemora boas relações com o Brasil



Em discurso de saudação ao presidente da China, Hu Jintao, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), fez elogios ao processo de abertura econômica do gigante asiático. Na avaliação do senador, os chineses encontraram o equilíbrio entre os mecanismos da economia de mercado, "indispensáveis para o crescimento econômico acelerado" e a presença do Estado, "necessária para orientar o crescimento na direção correta e distribuir suas benesses de forma justa".

Mercadante ressaltou a importância das relações entre Brasil e China não apenas sob o ponto de vista comercial, mas como fator de fortalecimento de uma ordem mundial mais justa e estável.

- A união de Brasil e China em torno do fortalecimento e da democratização da ONU tende a mitigar os efeitos deletérios de políticas unilateralistas na ordem internacional. Destaque-se também a firme posição de nossos países em prol da condução da luta contra o terrorismo nos marcos do direito internacional - disse o senador.

O líder do governo qualificou como "fantásticos" os resultados das relações bilaterais entre os dois países no campo comercial.

- As exportações brasileiras para a China sextuplicaram de 1999 a 2003 - exemplificou.

Mercadante também citou uma série de iniciativas empresariais brasileiras que, "vêm propiciando base sólida para a grande expansão dos investimentos diretos".

- O programa sino-brasileiro já lançou dois satélites de monitoramento de recursos terrestres, com grande êxito. Esse programa é modelar no âmbito da cooperação científica internacional, pois dificilmente as nações abrem suas tecnologias de ponta em projetos de assistência mútua, como fazem Brasil e China - salientou o senador.



12/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney dá boas vindas aos reis da Suécia, elogia relações entre os países e trabalho social de rainha

Renan enaltece boas relações Brasil-Japão com presidenta de Legislativo japonês

Suplicy comemora novas relações do Brasil com o FMI

Senado comemora 50 anos do Comício das Reformas, na Central do Brasil

Simon comemora estreitamento de relações entre Brasil e Líbano

João Ribeiro diz que reformas "são boas para o país"