Renan inaugura TV Senado em canal aberto em Salvador



"Você já foi à Bahia? Não? Então vá!": a TV Senado foi e inaugurou nesta quarta-feira (22) o canal 53 (UHF), de transmissão aberta para Salvador, em solenidade iniciada com a música de Dorival Caymmi, no gabinete da Presidência do Senado.

Na ocasião, o presidente do Senado, Renan Calheiros, frisou que esta é apenas a primeira capital estadual de um processo que levará o acesso gratuito à televisão da Casa para todo o país, com concessão já autorizada para outras 13 capitais até 2007.

Renan salientou a importância da gestão dos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) para a consolidação dos veículos de comunicação institucional do Senado - Agência de Notícias, Jornal do Senado, Rádio Senado e a TV Senado.

- A TV Senado permitiu ao cidadão acompanhar passo a passo os trabalhos legislativos, as conseqüências foram a elevação do quórum e a maior participação dos senadores na tribuna. Temos motivo para comemorar, estamos iniciando no dia de hoje uma segunda revolução interativa dada a amplitude de alcance dos canais abertos - disse.

Presente à cerimônia, o senador baiano Antonio Carlos Magalhães (PFL) comemorou a escolha de Salvador para estrear, depois de Brasília, a transmissão em UHF, lembrando que a cidade foi a primeira capital do Brasil. Ele destacou a importância da TV Senado para o fortalecimento da democracia brasileira e da soberania do Legislativo.

- Democracia é divergência e convergência. O Poder Legislativo jamais poderá ser soberano se não se comunicar bem. Por onde eu passo, no mais longínquo município baiano, falam da TV Senado, com o novo canal vão falar ainda mais. Eu gosto de ver a alegria dos baianos - disse, comemorando.

Já o secretário de Comunicação do Senado, Armando Rollemberg, ressaltou o pioneirismo do Senado ao constituir seus próprios meios de comunicação e destacou a isenção com que matérias, reportagens e documentários são preparados pelos veículos da Casa.

- Que outro país no mundo possui uma estrutura de comunicação como a do Senado? Que outro Senado no mundo detém veículos como esse? Não somos o único, mas certamente estamos no primeiro escalão em nível internacional - afirmou.

Também participaram do evento o 1º secretário do Senado, Efraim Morais (PFL-PB), os senadores Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB), o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, o secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro, além de diversos outros diretores e servidores da Casa.

As próximas capitais a receberem o sinal aberto da TV Senado serão Manaus (canal 57/UHF), Rio de Janeiro (canais 49 e 64/UHF), Recife (canal 55/UHF), Fortaleza (canal 43/UHF), Maceió (canal 35/UHF), Natal (canal 52/UHF), João Pessoa (canal 40/UHF), Goiânia (canal 21/UHF), Belém (canal 44/UHF), Cuiabá (canal 55/UHF), Boa Vista (canal 13/VHF) e Campo Grande (canal 34/UHF).



22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado inaugura canal aberto em Salvador

Salvador, primeira de treze capitais estaduais, ganha TV Senado em canal aberto

TV SENADO INAUGURA HOJE CANAL ABERTO

TV SENADO INAUGURA CANAL ABERTO NA PRÓXIMA SEMANA

TV SENADO INAUGURA CANAL ABERTO NA PRÓXIMA SEMANA

Garibaldi inaugura serviço de canal aberto da TV Senado para São Paulo