Salvador, primeira de treze capitais estaduais, ganha TV Senado em canal aberto
O presidente do Senado, Renan Calheiros, inaugura em sessão especial no Plenário, na próxima quarta-feira (22), às 18h, a transmissão da TV Senado por canal aberto para Salvador, que será a primeira capital, depois de Brasília, a receber a programação da emissora via UHF.
Em caráter experimental entre os dias 18 e 20 de novembro, o canal 53 da capital baiana vai transmitir uma programação especial, mostrando as cores, os sons, os ritmos e os sabores baianos, traduzidos em documentários, vinhetas, revista eletrônica e depoimentos de personalidades locais.
O período escolhido para a estréia do canal em Salvador coincide com a Semana Nacional da Consciência Negra. Para comemorar, a emissora estréia o documentário A Missa dos Quilombos, espetáculo que mescla cantos, danças e representações e segue a estrutura de uma missa, apresentado pela primeira vez em 1981, na Praça do Carmo, em Recife (PE). A "missa" denunciou as conseqüências da escravidão e do preconceito no Brasil, realizada há 25 anos em Recife, de autoria de dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, com música de Milton Nascimento.
Atualmente, público de todo o país pode assistir a TV Senado por meio de TV a cabo, antenas parabólicas e por sinal aberto de UHF no Distrito Federal. O Ministério das Comunicações já autorizou 13 concessões de retransmissoras da TV Senado. As próximas capitais a receberem o sinal aberto da emissora serão Manaus (canal 57/UHF), Rio de Janeiro (canais 49 e 64/UHF), Recife (canal 55/UHF), Fortaleza (canal 43/UHF), Maceió (canal 35/UHF), Natal (canal 52/UHF), João Pessoa (canal 40/UHF), Goiânia (canal 21/UHF), Belém (canal 44/UHF), Cuiabá (canal 55/UHF), Boa Vista (canal 13/VHF) e Campo Grande (canal 34/UHF).16/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado inaugura canal aberto em Salvador
Renan inaugura TV Senado em canal aberto em Salvador
TV Senado planeja entrar em canal aberto em todas as capitais do país
TV Senado opera em canal aberto
TV SENADO INAUGURA HOJE CANAL ABERTO
TV Senado terá canal aberto no Rio de Janeiro