Renan lamenta morte do ex-deputado Albérico Cordeiro
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) lamentou da tribuna a morte do ex-deputado federal Albérico Cordeiro, na última sexta-feira (23), em acidente de carro, em Alagoas. Para ele, Cordeiro "foi um homem público da maior grandeza, um jornalista e escritor de aguda inteligência, finíssimo humor, excelente amigo e profundo conhecedor da alma de seus conterrâneos".
Renan lembrou que Albérico Cordeiro, natural de Pilar (AL), foi prefeito de Palmeira dos Índios, terra literária do escritor Graciliano Ramos. Depois de ter trabalhado na imprensa de Alagoas, na década de 1950, ele se mudou para Brasília à mesma época da inauguração da cidade, em 1960, onde trabalhou nos principais jornais. Mais tarde, elegeu-se deputado por várias vezes e, no Congresso, "defendeu ardorosamente os interesses alagoanos", disse.
Dívidas de agricultores
O senador cobrou ainda que o governo resolva de vez a renegociação das dívidas dos agricultores do Nordeste, assunto já debatido de forma acirrada no Senado. Informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer uma solução para o problema e os parlamentares já estiveram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "que foi muito cordial", mas ainda não apontou o caminho. Renan insiste que devem ser perdoadas as dívidas iniciais de até R$ 10 mil.
Renan pediu ainda que o governo autorize novamente o pagamento de subvenção econômica aos produtores de cana de açúcar do Nordeste, para cobrir diferença entre custo e produção, tornando o produto competitivo com o da Região Sudeste. Lembrou que, no ano passado, o governo editou medida provisória com essa finalidade. Agora, ele quer que o governo inclua a subvenção, sob a forma de emenda, à Medida Provisória 472/09.
27/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney vai ao velório do ex-deputado Albérico Ferreira
SENADO LAMENTA MORTE DE DEPUTADO
Sarney lamenta morte de deputado maranhense
Flávio Arns lamenta morte do deputado Max Rosenmann
Heráclito Fortes lamenta morte de deputado piauiense
IRIS LAMENTA MORTE DE DEPUTADO ESTADUAL DE GOIÁS