Renan lamenta tragédia das enchentes em Alagoas e Pernambuco e anuncia providências
O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL) lamentou da tribuna nesta terça-feira (22) a tragédia das enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco. Até agora, informou o senador, já foram contadas, somente em Alagoas, 29 vítimas fatais e há cerca de mil desaparecidos. O número de desabrigados chega a 50 mil e 11.400 casas destruídas. Renan Calheiros disse que o volume de água superou em dois metros o total da maior cheia ocorrida anteriormente no estado, em 1969, tendo chovido em três dias o equivalente a cinco meses de chuvas.
- É difícil apontar um quadro mais aterrador: cidades duramente atingidas, um cenário típico de ruínas do pós-guerra. [A cidade de] Branquinha, na Zona da Mata, teve mais de 90% [de suas construções] destruídas pelas forças da correnteza - desabafou.
Conforme descreveu, cidades como Branquinha, Murici, União dos Palmares, Atalaia, Jacinto e Quebrângulo ficaram praticamente destruídas, com ruas alagadas, casas e pontes destruídas e carros arrastados "às centenas".
Renan agradeceu a pronta resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou para a região os ministros Márcio Fortes, João Santana e Paulo Sérgio Passos, respectivamente, das Cidades, da Integração Nacional e dos Transportes. Ele relatou ainda que em reunião com Lula na noite desta segunda-feira (21), o presidente determinou a imediata liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para "minorar a dor das famílias" e auxiliar na reconstrução das cidades.
O parlamentar enfatizou que o presidente Lula prometeu enviar a Força Nacional para auxiliar na reconstrução de cidades e casas, bem como aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com médicos e enfermeiros para montarem hospitais de campanha nas cidades que não dispõem de hospitais próprios. Os governadores de estados vizinhos estão auxiliando com o fornecimento de aviões, informou.
Renan Calheiros lamentou que investimento de R$ 200 milhões, vinculado à construção da Rodovia Transnordestina, para reconstrução da malha rodoferroviária, e que já estavam quase prontos, tenham sido totalmente destruídos pelas enchentes de agora, terão, novamente, de ser reconstruídos.
Solidariedade
O parlamentar por Alagoas assinalou que o povo de seu estado necessita da solidariedade de seus "irmãos brasileiros" - naturalmente um povo solidário - com ações mais imediatas como o envio de medicamentos, alimentos, roupas, água potável, barracas, cobertores e colchões. Esses donativos, observou, estão sendo distribuídos pela defesa civil, pelo corpo de bombeiros e pelo Exército.
Renan agradeceu a solidariedade dos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Mário Couto (PSDB-PA), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), que se mostraram sensibilizados pela dor do povo e mencionaram tragédias semelhantes ocorridas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina.
22/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Força Nacional socorre vítimas de enchentes em Alagoas e Pernambuco
Sindilegis envia donativos às vítimas de enchentes em Alagoas e Pernambuco
HELOÍSA CRITICA AÇÃO DO GOVERNO NAS ENCHENTES EM ALAGOAS E PERNAMBUCO
Veja como contribuir para vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco
Renan Calheiros apela por inclusão de Alagoas no socorro às vítimas das enchentes
Humberto Costa lamenta chuvas em Pernambuco e anuncia medidas