Renan Calheiros apela por inclusão de Alagoas no socorro às vítimas das enchentes



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fez um apelo ao governo federal, nesta terça-feira (3), pela inclusão de Alagoas nas ações emergenciais de socorro às vítimas das enchentes na Região Nordeste. O líder peemedebista no Senado se disse aflito com a possibilidade de os desabrigados alagoanos serem privados, nesse primeiro momento, da distribuição de medicamentos, alimentos e água potável, sem falar na recuperação de pontes e estradas destruídas pelas chuvas.

- Estes são os apelos e considerações que faço num momento em que o sertão, como dizia a profecia, está virando mar - declarou. Na região alagoana do Baixo São Francisco, 12 municípios sofreram alagamento. Em Belo Monte, a população tem de usar barcos para transitar pelas ruas, enquanto em Pão de Açúcar 30 bares e restaurantes ficaram debaixo d"água. Os temporais também impactaram fortemente a economia local, provocando a perda de 80% da produção de arroz e peixes criados em viveiros.

De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), esta é a maior cheia enfrentada pelo Nordeste nos últimos 44 anos, relatou Renan Calheiros. Ainda segundo o senador por Alagoas, cerca de 300 municípios de 15 estados foram afetados pela enxurrada, que já deixou 104 mil pessoas desabrigadas. Dados do Ministério da Integração Nacional dão conta ainda de danos causados a 12 mil quilômetros de estradas.

Alguns senadores aproveitaram o pronunciamento de Renan Calheiros para cobrar celeridade do governo na assistência aos desabrigados nordestinos. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu apoio governamental para áreas que, embora não afetadas pela calamidade, também enfrentam dificuldades. Já o senador Edison Lobão (PFL-MA) reclamou a ausência da mão do governo para amparar a população nordestina nesse momento de profunda dificuldade.

Os senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Garibaldi Alves (PMDB-RN) reclamaram do quadro de "esquecimento e abandono" imposto pela União à região. A ausência de ações federais nas localidades alagadas também foi apontada pelos senadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Heráclito Fortes (PFL-PI). Quanto ao senador João Tenório (PSDB-AL), ele comentou a falta de preparo do governo para lidar com enchentes em uma região tradicionalmente castigada pela seca.



03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Socorro a vitimas de enchentes em debate na CDR

Mão Santa pede medida provisória em socorro às vítimas das enchentes

Integração libera R$ 12,5 milhões para socorro às vítimas de enchentes no Amazonas

Ricardo Santos registra apoio do governo no socorro às vítimas da enchentes no ES

Agripino denuncia omissão do governo federal no socorro às vítimas das enchentes

Senadores discutem com ministros e governadores socorro a vítimas de enchentes no Nordeste