Renan participa da pré-estréia de documentário sobre Floriano Peixoto



Durante a pré-estréia do documentário A Esfinge - Floriano Peixoto, nesta quarta-feira (6), que retrata a biografia do alagoano que presidiu o Brasil durante o período de 1891 a 1894, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ressaltou sua grande admiração por Floriano, por sua capacidade de enfrentar desafios e vencê-los pela força de vontade. O presidente do Senado destacou a participação de Floriano na consolidação da República.

- Sem ser historiador, mas sendo apaixonado pelo Brasil, sempre tive grande apreço e admiração pela figura de Floriano. Conhece-se um homem não apenas pelos momento fáceis, mas nas horas quando ele é posto para enfrentar desafios, e isso Floriano fez como ninguém - disse.

No evento, que aconteceu no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o diretor Jorge Oliveira elogiou o incentivo dado pelo Senado na promoção desta obra cultural e disse que o resultado é fruto de sete anos de trabalho de sua equipe. Também participaram do lançamento do filme o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e Sílvia Peixoto, bisneta de Floriano.

Com 60 minutos de duração, o documentário reúne depoimentos de historiadores e pesquisadores de vários estados e universidades brasileiras sobre episódios como a Proclamação da República (1889) e o banimento imposto a D. Pedro II, ocorrida com a queda do Império. O filme é narrado pelo ator José Wilker, e a trilha sonora é de autoria do maestro Jorge Antunes.



06/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso sedia pré-estréia de documentário sobre Floriano Peixoto

Documentário sobre poetisa Cristina Cesaro tem pré-estreia hoje

Documentário sobre a Laje de Santos estreia nesta terça no MIS

Sexta tem pré-estreia gratuita de documentário sobre poetisa Cristina Cesar

Pinacoteca homenageia Covas em estréia de documentário

Renan recebe autores de documentário sobre crianças no tráfico