Renan pede construção de termelétrica de Alagoas
Ele lembrou que a construção de usinas termelétricas já foi apontada, pelo próprio governo, como uma das saídas para incrementar o sistema energético do país, fazendo parte, inclusive, do programa de ampliação da oferta de energia até o ano de 2004. Mas, advertiu, esse programa está tendo dificuldades para deslanchar.
- Muitas das termelétricas previstas inicialmente não tiveram suas obras iniciadas e outras poderão ficar inviabilizadas - lamentou Renan Calheiros, apontando como principal dificuldade, no caso da Termoalagoas, a "transferência permanente de responsabilidades".
Renan Calheiros informou que, entre os motivos alegados para adiar o início da construção da usina estão os entraves burocráticos, a carência de recursos, cronograma curto para as obras e licenças ambientais. Ele criticou também o fato de estados, com potencial menor e até mesmo inexpressiva produção de gás natural, já terem conseguido viabilizar suas usinas termelétricas.
Segundo o senador, isso é uma injustiça, pois Alagoas é o estado do país que tem uma das maiores reservas de gás natural do país. São cerca de 13 bilhões de metros cúbicos, sendo que a produção de gás atual local é de cerca de 2 milhões de metros cúbicos por dia e consumo local de meio milhão de metros cúbicos diários, informou.
12/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan comemora consenso sobre construção de estaleiro em Alagoas
Termelétrica em Alagoas vai ampliar capacidade de produção
Renan Calheiros critica Ibama por vetar construção de estaleiro em Alagoas
Renan comemora licenciamento ambiental para construção de estaleiro em Alagoas
RENAN PEDE INFORMATIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES EM ALAGOAS
Ubirajara sugere construção de usina termelétrica no Mato Grosso do Sul