Renato Casagrande defende Operação Arco de Fogo
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) manifestou em Plenário, nesta quarta-feira (23), seu apoio à Operação Arco de Fogo, empreendida em conjunto pela Polícia Federal, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Força Nacional de Segurança para combater a extração e a venda clandestina de madeira na Amazônia Legal.
Citando dados de monitoramento da região levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revelaram uma extensão de desmatamento estimada em 11 mil quilômetros quadrados, Renato Casagrande considerou como principais causas do desmatamento a ação das madeireiras, a atividade pecuária extensiva e o cultivo da soja.
- As autoridades federais, estaduais e municipais da região estão diante do desafio de erradicar tais ações, que, geralmente, são comandadas por madeireiros inescrupulosos, que usam pessoas de boa-fé, gente da região, que precisa trabalhar para o seu sustento e da família, como escudo no confronto com o Estado- afirmou.
Renato Casagrande apontou como medida fundamental de contenção ao corte predatório da floresta amazônica a oferta, por parte do poder público, de alternativas às populações que têm na extração ilegal de madeira sua principal atividade profissional.
Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) condenou a "forma truculenta" com que os agentes federais têm, em sua opinião, conduzido a Operação Arco de Fogo. Já o senador Sibá Machado (PT-AC) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Renato Casagrande.
23/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito Júnior pede cautela na Operação Arco de Fogo
Fátima Cleide ressalta apoio de madeireiros e produtores de RO à Operação Arco de Fogo
Senadores irão propor obstrução da pauta até suspensão de ações da Operação Arco de Fogo
Operação Arco de Fogo foi um castigo para o Pará, diz Mário Couto
Renato Casagrande defende ingresso da Venezuela no Mercosul
Renato Casagrande defende ingresso da Venezuela no Mercosul