Reportagem da Rádio Senado sobre tortura ganha Prêmio Imprensa Embratel
A reportagem da Rádio Senado "Quando a sombra cai", sobre a prática de tortura por agentes públicos no Brasil, foi a vencedora na categoria rádio do 12º Prêmio Imprensa Embratel. Os premiados nas 12 categorias nacionais e 5 regionais foram anunciados em cerimônia na noite de quarta-feira (10).
De autoria de Sérgio Vieira, a reportagem contou a história da tortura desde a época do Império, quando índios e negros eram condenados à pena de morte por açoites, passando pela ditadura militar e até os dias atuais. A matéria foi ao ar em dezembro do ano passado, por ocasião do Dia Mundial dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10.
A reportagem vencedora concorreu com outras 55 na mesma categoria. A Rádio Senado teve outra matéria entre as três finalistas: "Os exilados da doença", de Larissa Bortoni e Rodrigo Resende, contou como funcionou a política de isolamento adotada pelo Brasil no século passado para o tratamento da hanseníase. O último trabalho finalista foi "Sistema paralelo de adoções ilegais esconde comércio de bebês", de José Renato Ribeiro, da Rádio Gazeta AM, de Santa Cruz do Sul (RS).
O Prêmio Imprensa Embratel é um dos mais importantes do jornalismo brasileiro e na edição deste ano recebeu 1.023 trabalhos veiculados entre junho de 2009 e maio de 2010.
11/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana cumprimenta Rádio Senado por reportagem finalista do 9º Prêmio Imprensa Embratel
Reportagem da Rádio Senado é finalista de prêmio Embratel de jornalismo
Programa 'Inclusão', da TV Senado, ganha Prêmio Imprensa Embratel
Rádio Senado é finalista em dose dupla do Prêmio Imprensa Embratel
Repórter da Rádio Senado, Sérgio Vieira é um dos finalistas do Prêmio Imprensa Embratel
Especial sobre renúncia de Jânio dá Prêmio Embratel à Rádio Senado