Programa 'Inclusão', da TV Senado, ganha Prêmio Imprensa Embratel



Esta é a sétima vez que o Programa Inclusão, da TV Senado, é premiado. A reportagem "Biblioteca T-Bone" foi a vencedora na Categoria Nacional-Responsabilidade Social na 8ª edição do Prêmio Imprensa Embratel, entregue na noite da última quarta-feira (6) no Canecão, Rio de Janeiro. O programa, comandado pela jornalista Solange Calmon, é voltado para a discussão de temas de cunho social.

O programa da TV Senado concorreu com outras reportagens veiculadas pela TV Bandeirantes, Rádio CBN e Revista Época. Nesta edição, foram inscritos 1.131 trabalhos de 1.306 repórteres, em 17 categorias.

Solange Calmon, apresentadora e diretora do programa, foi a única jornalista a disputar o prêmio com duas reportagens na mesma categoria: "Biblioteca T-Bone" e "Casa Paulo Freire", ambas do programa Educação é um Direito - parte 2, que homenageia Paulo Freire e seu método de alfabetização. Esse prêmio é uma homenagem aos jornalistas brasileiros e foi criado pela Embratel juntamente com o Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

Biblioteca T-Bone

A reportagem premiada conta a história de Luiz Amorim, açougueiro de Brasília, DF, que, aos 16 anos tomou gosto pela leitura e passou a emprestar livros a seus clientes. Acabou criando uma biblioteca aberta à comunidade, que conta hoje com 60 mil títulos. O T-Bone continua funcionando como açougue, mas se tornou também uma Casa de Cultura e biblioteca em 2003 e, em 2005, ponto de cultura, com o projeto Comunidade na Biblioteca T-Bone.

Os finalistas das 17 categorias concorreram aos prêmios em dinheiro num total de R$ 166 mil distribuídos a 19 reportagens. Entre os jurados estavam Nacif Elias Sobrinho, correspondente estrangeiro, Zuenir Ventura, jornalista, escritor e colunista de O Globo, e os membros da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier e Cícero Sandroni. A cerimônia de premiação foi encerrada com um show da Velha Guarda da Portela.

Premiações

Em 2005 e 2006, o Programa Inclusão recebeu os seguintes prêmios: Troféu Clara de Assis de Televisão, da CNBB; menção honrosa da Associação brasileira de Psiquiatria e do Laboratório Lilly do Brasil, com o tema "Transtornos Mentais"; Prêmio Internacional do Unicef no concurso Ibero-Americano, por "Educação Inclusiva"; Prêmio IGE de Jornalismo em Educação, por "Educação Inclusiva"; Prêmio "Programa Destaque de Televisão", do Movimento Orgulho Autista do Brasil, com o tema "Autismo: uma porta entreaberta para o mundo"; e Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde, por "Hanseníase - um passado presente".



07/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reportagem da Rádio Senado sobre tortura ganha Prêmio Imprensa Embratel

Rádio Senado é finalista em dose dupla do Prêmio Imprensa Embratel

Repórter da Rádio Senado, Sérgio Vieira é um dos finalistas do Prêmio Imprensa Embratel

Tião Viana cumprimenta Rádio Senado por reportagem finalista do 9º Prêmio Imprensa Embratel

Programa Inclusão da TV Senado recebe Prêmio Clara de Assis

Programa 'Inclusão', da TV Senado, pode ganhar mais um prêmio jornalístico