Reportagem 'Órfãos de pais vivos', da TV Senado, aborda situação dos filhos das vítimas de hanseníase



O programa Inclusão, da TV Senado, estréia neste sábado (25) a reportagem Órfãos de Pais Vivos, que vai contar a história de familiares de pessoas atingidas pela hanseníase em luta por inclusão social. Com exibição às 11h30 e às 22h30, a matéria será reprisada no domingo (26), às 9h e às 17h. A direção e apresentação do programa são de Solange Calmon.

A reportagem foi elaborada a partir de um relatório sobre pessoas nascidas nos anos de 1930 que foram separadas de suas mães, portadoras de hanseníase, e levadas a orfanatos. O relatório foi apresentado às autoridades em Brasília por representantes do Movimento das Vítimas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), acompanhado de cartas com depoimentos daqueles que foram separados de seus familiares ao nascerem.

O Brasil foi o segundo país no mundo a indenizar as vítimas da hanseníase, que durante décadas permaneceram banidas do convívio social, isoladas e escondidas em antigos leprosários. Na tentativa de reparar o erro, o Estado brasileiro concedeu aos que viveram isolados o pagamento de uma pensão no valor de R$ 750. O benefício foi instituído em 2007.

No sábado, às 11h, o Parlamento Brasil fará a análise dos 20 anos do Código de Defesa do Consumidor. Também será exibida uma reportagem sobre o projeto Doce Vida, que acolhe crianças carentes em Cuiabá. O programa enfocará ainda o uso da farinha de mandioca na culinária pernambucana e uma visita ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. A atração será exibida às 20h, com reprise no dia 26, às 13h e às 23h.

Ainda no sábado, às 14h30, o Espaço Cultural vai mostrar os compositores Sérgio Boré e Bocato. Sagitarianos, canhotos e nascidos no mesmo dia, os dois músicos, que gostam de surpreender o público com suas criações, irão apresentar seus novos trabalhos e composições variadas. O programa será reprisado no dia 26, às 14h30.

Igualmente no dia 26, às 4h, o programa Leituras exibirá uma entrevista com o editor José Xavier Cortez. Após ter sido expulso da Marinha, nos anos de 1960, Cortez buscou um novo rumo e se tornou um dos principais editores do Brasil. Na entrevista, que será reprisada às 8h e às 20h, o editor falará do lançamento do livro A Saga de um Sonhador, em que conta a sua trajetória.

Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (http://www.senado.gov.br/tv/) na internet.



24/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil pode ser primeiro país do mundo a reparar danos a filhos de pais com hanseníase

Filhos de portadores de hanseníase reivindicam indenização por terem sido separados dos pais

Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase

Reportagem especial da Rádio Senado aborda o tema trabalho doméstico na infância

Senadores querem discutir situação de órfãos do Haiti

Filhos de pessoas com hanseníase receberão indenização