Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase
O programa Reportagem Especial, da Rádio Senado, apresenta neste fim de semana "Os exilados da doença", sobre a hanseníase. A matéria traz a história de ex-internos dos antigos hospitais colônias, os leprosários, que, apesar de curados, não deixaram o terreno da colônia por não ter para onde ir, ou porque construíram redes sociais ali.
O programa também apresentará informações sobre a doença, hoje totalmente curável, mas envolta em preconceito que remonta a anos antes de Cristo; sobre a antiga política de saúde do governo, quando os doentes eram identificados e forçados a abandonar a casa e a família para se internarem nos leprosários; e sobre a lei que obriga o governo federal a indenizar os compulsoriamente internados no século passado.
O Reportagem Especial vai ao ar na sexta-feira (21), pela Senado FM (91,7MHz) e Ondas Curtas (faixa de 49m/5.990 kHz), às 18h, com reprises no sábado, às 10h e domingo, às 17h.
Livro
Jarbas Passarinho, ex-senador, ex-ministro, ex-governador e escritor é o entrevistado do programa Autores e Livros desta semana. Ele fala sobre os motivos que o levaram a escrever a obra Amazônia, patrimônio universal?, edição produzida pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal para integrar a coleção Edições do Senado Federal - volume 135. O livro trata da história da colonização da Amazônia, bem como da polêmica sobre sua internacionalização.
O programa pode ser sintonizado na Senado FM e Ondas Curtas no sábado (22), às 15h, com reprise no domingo (23), às 9h.
Pragas
No programa Sintonia Ambiental, especialistas explicam técnicas de combate biológico a pragas e doenças que atingem as lavouras, uma alternativa ao combate químico, com a vantagem de não intoxicar animais e o homem, nem contaminar o solo e a água. Os pesquisadores mostram que as joaninhas são eficientes para combater a colchonilha e indicam quais são os fungos mais eficazes para eliminar a broca do café. O Sintonia Ambiental pode ser acompanhado na Senado FM no sábado, às 7h30, e na Senado Ondas Curtas na quinta-feira, às 8h.
A Rádio Senado pode ser sintonizada nos prefixos: FM 91,7 MHz (Brasília); FM 106,9 (Natal); FM 102,5 (Cuiabá); FM 103,3 (Fortaleza); e Ondas Curtas (OC) 5.990 kHz faixa de 49m. As atrações da rádio também podem ser acessadas na internet.
21/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado apresenta reportagem sobre o cedro
Rádio Senado apresenta reportagem sobre drama do 'crack'
Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre a Copaíba
Programa da Rádio Senado apresenta reportagem sobre o freijó e o ipê
Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60
Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o fenômeno "bullying"