Representação brasileira defende reunião do Parlasul em dezembro



A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul propôs nesta terça-feira (12) que a 28º sessão ordinária do Parlamento do Mercosul, que estava prevista para a última segunda-feira (11), em Montevidéu, seja remarcada para o começo de dezembro. O encontro de novembro foi cancelado pelo presidente do Parlamento do Mercosul, Ruben Martínez Huelmo, ao ser informado que a bancada do Paraguai faltaria ao encontro e assim não haveria quórum.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) explicou que a representação brasileira decidiu apoiar uma proposta apresentada pelo presidente do Parlasul para que a reunião de dezembro seja realizada, mesmo com a ausência de alguma bancada.

- Queremos que o Paraguai volte ao Parlasul, mas a volta do Paraguai só será oficializada com a ida do país a uma reunião. A reunião de novembro foi suspensa, porque o Paraguai decidiu não comparecer, e nada impede que a gente faça a reunião com os outros países - disse o senador.

Requião também informou que há a ideia de adotar no Parlasul um dispositivo já usado no Mercosul, que é o fast track. Desta forma, explicou, se algum país faltar às sessões do parlamento, as decisões poderão ser tomadas e o país faltoso terá 30 dias para contraditar o que foi definido. Se isso não acontecer, prevalece o que foi aprovado.

- Nós não podemos continuar com as idiossincrasias de governos em determinados momentos, que impedem a continuidade do Parlasul. Esse poder de veto pela ausência tem que desaparecer - afirmou.



12/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cancelada reunião da Representação Brasileira no Parlasul

Representação Brasileira no Parlasul adia reunião

Regra para representação no Parlasul deve ser concluída em dezembro

Reconhecimento de diplomas tem apoio da Representação Brasileira no Parlasul

Representação brasileira no Parlasul discutirá eleições diretas

Representação brasileira no Parlasul discute situação de Honduras