Representante da Fazenda nega “pressa” no governo para criar Funpresp
O projeto que prevê a criação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp) está tramitando no Congresso desde 2007 e, portanto, não se pode alegar que o governo vem agindo com pressa para aprovar a matéria. A afirmação foi feita por Ricardo Pena Pinheiro, representante o Ministério da Fazenda no debate sobre o Funpresp, que está sendo realizado em conjunto pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
- O assunto vem sendo amplamente debatido. O projeto vai dar eficácia à Emenda Constitucional 41/2003, vai recompor o equilíbrio da Previdência pública e garantir a solvência a longo prazo. Vai dar mais transparência e garantir maior controle dos gastos públicos
De acordo com Pinheiro, para o servidor é uma vantagem o fundo ser constituído como uma entidade pública de direito privado. Caso fosse criado como uma autarquia, conforme disse, as contribuições dos servidores transitariam pelo caixa único do Tesouro e poderiam ser eventualmente utilizados para outras despesas.
- Numa situação extrema, portanto, o próprio Tesouro, poderia ser valer daqueles recursos que os servidores estivessem acumulando em suas contas individuais – observou.
Mais informações a seguir
19/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
SÉRGIO MACHADO EXPLICA POR QUE GOVERNO TEM PRESSA PARA CRIAR AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS
Previdência Social vai criar grupo de trabalho para definir funcionamento da Funpresp
ACM NEGA PROXIMIDADE COM REPRESENTANTE DA BAHIA
Governo quer implantar a Funpresp o mais rápido possível, diz Garibaldi
Representante da Adebrac nega irregularidades em projetos realizados com recursos públicos
Representante do IBDS nega envolvimento em pagamento de propina e sonegação de impostos