Representante da Unesco diz que situação da educação brasileira é crítica



O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Vicent Defourny, disse que a situação da educação brasileira é "crítica" e reconheceu não ser possível soluções em curto prazo. Ele sugeriu um pacto suprapartidário para discutir e apresentar soluções para os problemas da educação no Brasil. As considerações foram feitas durante a primeira audiência pública realizada nesta quinta-feira (10) pela Comissão de Educação (CE) como parte do Ciclo de Audiências Públicas para debater as propostas para a educação brasileira apresentadas pela comissão e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo.

VEJA MAIS

O representante da Unesco sugeriu também que as transformações sejam iniciadas pela educação básica. Na sua opinião, essa etapa da formação educacional capacita as pessoas a dominarem os códigos fundamentais da sociedade do conhecimento - leitura com compreensão, aprendizagem contínua e desenvolvimento do raciocínio, entre outros. A reforma educacional, salientou, deve levar em conta a qualidade e a ética

O representante da Unesco também ressaltou ser necessário fortalecer a crença da sociedade brasileira no poder da educação como instrumento de mudança e de crescimento do país e disse que o momento deve ser de união em favor do setor. Para ele, é importante a manutenção da noção de crise para que haja percepção de que deve haver um "salto", o que significa priorizar e aproveitar as oportunidades e as possibilidades educativas que já existem em cada cidade.

- O Brasil não merece o sistema educativo que tem hoje - observou.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilberto Gil e representante da Unesco visitam a CE

João Durval critica situação da educação no país

Mozarildo critica governador pela situação da educação em Roraima

Representante da Unesco sugere escolas abertas nos fins de semana

Presidente do Senado deve comparecer a audiência pública, na Comissão de Educação, sobre situação da música brasileira

Unesco aprova proposta brasileira de proteção de museus