Representante da Unesco diz que situação da educação brasileira é crítica
O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Vicent Defourny, disse que a situação da educação brasileira é "crítica" e reconheceu não ser possível soluções em curto prazo. Ele sugeriu um pacto suprapartidário para discutir e apresentar soluções para os problemas da educação no Brasil. As considerações foram feitas durante a primeira audiência pública realizada nesta quinta-feira (10) pela Comissão de Educação (CE) como parte do Ciclo de Audiências Públicas para debater as propostas para a educação brasileira apresentadas pela comissão e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo.
O representante da Unesco sugeriu também que as transformações sejam iniciadas pela educação básica. Na sua opinião, essa etapa da formação educacional capacita as pessoas a dominarem os códigos fundamentais da sociedade do conhecimento - leitura com compreensão, aprendizagem contínua e desenvolvimento do raciocínio, entre outros. A reforma educacional, salientou, deve levar em conta a qualidade e a ética
O representante da Unesco também ressaltou ser necessário fortalecer a crença da sociedade brasileira no poder da educação como instrumento de mudança e de crescimento do país e disse que o momento deve ser de união em favor do setor. Para ele, é importante a manutenção da noção de crise para que haja percepção de que deve haver um "salto", o que significa priorizar e aproveitar as oportunidades e as possibilidades educativas que já existem em cada cidade.
- O Brasil não merece o sistema educativo que tem hoje - observou.
10/05/2007
Agência Senado
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