Unesco aprova proposta brasileira de proteção de museus



A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou, em caráter definitivo, proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para a criação de instrumento normativo internacional voltado à Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções. A aprovação aconteceu durante a 37ª Conferência Geral da entidade, que se encerra nesta quarta-feira (20), em Paris (França).

Apresentada pela primeira vez durante a 36ª Conferência Geral, em novembro de 2011, discutida em encontro de especialistas, em julho de 2012, e aprovada em reunião do Comitê Executivo, em abril deste ano, a proposta tem por objetivo estabelecer diretrizes e orientações aos países membros da Unesco para a proteção e promoção de museus e coleções e a criação de políticas públicas nacionais para os museus.

Durante o debate que culminou na aprovação do documento, na última sexta-feira (15), o presidente do Ibram, Ângelo Oswaldo, ressaltou que os estudos preliminares realizados por especialistas da área deixam claro que os instrumentos normativos existentes não são suficientes para dar respostas aos papéis e desafios dos museus no início do século XXI.

20/11/2013 10:34


Artigos Relacionados


Unesco aprova proposta brasileira para proteção do patrimônio museológico

Representante da Unesco diz que situação da educação brasileira é crítica

Amazônia brasileira vai contar com museus a céu aberto

Secretários de Cultura de São Paulo e Minas criticam proposta de Estatuto dos Museus

CRE aprova embaixadores para Cuba, Myanmar e Unesco

Primavera dos Museus leva cultura afro-brasileira para público em todo o País