Representantes de 18 municípios do Acre debatem medidas de assistência rural



Representantes de 18 municípios do Acre estão reunidos nesta segunda-feira (19), em Rio Branco, para participarem da 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural – etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Ater (1ª Cnater), que será realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, de 23 a 26 de abril. O evento em Rio Branco vai até terça-feira (20).

A delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, Zenilda Lima, destaca que a expectativa para a conferência é grande. “Estamos fazendo um grande processo de articulação para a conferência, e temos a certeza de que vamos avançar muito na elaboração de propostas e proposições para melhorar a assistência técnica no estado”, afirma.

Zenilda lembra que, mesmo com as fortes chuvas que atingiram o estado no último período, o processo de organização da conferência não foi interrompido. “Tínhamos planejado a realização de três etapas preparatórias, mas por conta das fortes chuvas só conseguimos realizar a etapa preparatória de Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, que foi um grande sucesso”.

O secretário estadual de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques Filho, lembra que a agricultura familiar no estado do Acre é bastante diversificada e que a conferência vai auxiliar na ampliação do acesso aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para todos os agricultores. “Existe, em nosso estado, uma grande diversidade de produtores. São extrativistas, ribeirinhos, indígenas e assentados da reforma agrária que têm o direito de acessar uma assistência técnica de qualidade. Este é o nosso desafio e temos a certeza de que vamos, em parceria com o MDA, atingir essa meta”, conclui Lourival.

A previsão da comissão organizadora é de que a conferência estadual reúna 150 delegados entre agricultores familiares, extrativistas, ribeirinhos, assentados da reforma agrária, empresas prestadoras de serviços de Ater, representantes de sindicados de produtores rurais e das secretarias municipais de agricultura. A comissão organizadora é composta pela Delegacia do MDA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Acre e pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do governo do estado.

1ª Cnater

A 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª Cnater) vai abordar os seguintes eixos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater.

A partir da conferência, serão propostas diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater). Participam do evento nacional delegados, convidados e observadores, entre eles representantes da sociedade civil (75% de representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e 25% de representações de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater); além de representantes do governo, de entidades governamentais executoras de serviços de Ater e de órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas estadual e municipal.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



19/03/2012 20:37


Artigos Relacionados


Brasil capacita representantes de 15 países em assistência técnica e extensão rural

Técnicos vão ao Acre para apoiar medidas de assistência aos haitianos

Municípios maranhenses receberão assistência técnica e extensão rural

Representantes debatem fortalecimento de terras rurais

Assistência técnica rural

SP envia representantes para Conferência Nacional de Assistência Social