Representantes de instituições de saúde discutem ampliação da Rede Sentinela



Cerca de 250 profissionais de saúde que atuam nas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e representantes de instituições credenciadas da Rede Sentinela, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde participam até esta quarta-feira (14), em Fortaleza (CE), do 13º Encontro Nacional da Rede Sentinela. O objetivo é discutir a ampliação da rede.

A rede é formada por 187 instituições de saúde, que informam à Anvisa problemas observados durante o uso de produtos e serviços. A Rede Sentinela figura como um observatório do uso de tecnologias em saúde e como um notificador para o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós).

A chefe do Núcleo de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig) da Anvisa, Maria Eugênia Cury, ressaltou, na abertura do evento, a importância desse encontro como um canal de interface entre os entes que compõem a rede. Ela lembrou que a notificação é crucial para a melhoria dos produtos sujeitos à vigilância sanitária.

“Quem utiliza as tecnologias disponíveis no mercado são as pessoas comuns. Quem registra essas tecnologias é a Anvisa. O Vigipós nasceu da necessidade de serviços com maior capacidade de minimizar o risco para a população”, explicou Maria Eugênia.

Na segunda-feira (12), um grupo de trabalho composto de 30 dos participantes do encontro discutiu, preliminarmente, a proposta de um marco regulatório para a Rede Sentinela.

 

Fonte:
Anvisa



14/03/2012 19:29


Artigos Relacionados


Ministros da Saúde dos Brics discutem ampliação do acesso a medicamentos

Rede Sentinela será ferramenta permanente para segurança do paciente

Anvisa amplia prazo para credenciamento de hospitais na Rede Sentinela

Representantes de instituições brasileiras conhecem ensino superior dos EUA

Representantes de instituições brasileiras conhecem ensino superior dos EUA

Instituições têm até dia 14 para inscrever representantes nos seminários do Enade