REQUERIMENTO DE MAGUITO QUER SESSÃO EM SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO



REQUERIMENTO DE MAGUITO QUER SESSÃO EM SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

O senador Maguito Vilela(PMDB-GO) anunciou nesta quarta-feira (dia 25) que apresentará requerimento solicitandoque a Hora do Expediente da sessão do Senado do dia 29 de novembro seja dedicado acomemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. De acordo com o senadoresta é uma data histórica que remete a decisão tomada em 1947 pela Organização dasNações Unidas que determinou a criação de um estado árabe e outro judeu na Palestina.

- Apenas o estado judeu se estabeleceu. Hoje cerca de 5 milhões de palestinos vivemdispersos em Israel, nos territórios da Cisjordânia e Gaza e em países árabes –disse o senador.

Os recentes conflitos registrados em Jerusalém, com mais de 100 mortos, realçam, naavaliação de Maguito, a importância de propostas que contribuam para mobilizar asociedade em prol da paz. De acordo com o senador, os palestinos estão frustados com oresultado de sete anos de negociações: a ocupação militar por Israel. O parlamentaracrescentou que a autoridade palestina controla 40% da Cisjordânia e 80% da Faixa deGaza, mas os territórios são cercados por postos de controle israelenses.

- Há um consenso mundial num ponto: no estágio atual das relações internacionais ediplomáticas, é inadmissível uma ocupação militar como a que Israel exerce nosterritórios palestinos – afirmou.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) apoiou a proposta de Maguito de se marcar umasessão especial em solidariedade ao povo palestino e disse que o problema atinge toda ahumanidade.



25/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso realiza sessão solene pela passagem de dia de solidariedade ao povo palestino

Senadores celebram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Senadores comemoram Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Bezerra comemora o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino

Senado presta solidariedade ao povo palestino

Senado homenageia Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino