Requião alerta para risco de Brasil seguir rumos da Argentina



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que concorda com as recentes afirmações do presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, de que o -Brasil deve abrir os olhos para não sofrer uma crise econômica semelhante à de seu país-. Para o senador, o alerta tem validade porque a situação do nosso país -é tão ruim quanto a dos argentinos-, acrescentando que o futuro do Brasil está nas mãos do próximo Presidente da República.

Duhalde declarou, em entrevista a veículos da imprensa brasileira em Buenos Aires, que o seu país está apenas um degrau abaixo do Brasil. Ele lembrou que o Brasil amenizou sua crise a partir de acordos com organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), mas lembrou que -a blindagem financeira que o Brasil desfruta hoje foi concedida à Argentina há dois anos e os argentinos não souberam aproveitar-, afirmou o presidente.

Segundo Roberto Requião, a Argentina está afundada por causa de pressão das forças internacionais que a levaram a uma política neo-liberal, que em sua opinião, é a mesma praticada pelo governo brasileiro.

- A Argentina quebrou antes que o Brasil, mas a nossa situação hoje é tão ruim quanto a da Argentina e nós temos que aprender com esse processo. Eu acredito que, com a mudança de governo e com o voto inteligente do povo nesse 6 de outubro, nós teremos novas perspectivas, o fim da submissão ao neoliberalismo e a essa dependência toda que nos transforma em país submisso - afirmou o senador.



25/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião alerta para aprofundamento da crise argentina

REQUIÃO DENUNCIA ABANDONO DE PONTE ENTRE BRASIL E ARGENTINA

Especialista alerta para risco real de terrorismo no Brasil

Comandante alerta para risco de produção de cocaína no Brasil

Antero alerta: Brasil corre o risco de voltar à UTI

Apoio a Irã coloca credibilidade do Brasil em risco, alerta Azeredo