REQUIÃO CRITICA REPORTAGEM DO JORNAL "GAZETA DO POVO"



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou, nesta terça-feira, o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, pelo que classificou como "manipulação rasteira" de uma pesquisa eleitoral. Publicada no domingo passado com o título de "A popularidade dos prefeitos está em alta", a reportagem não espelha a realidade dos números pesquisados, no entender de Requião.
De acordo com encarte publicado esta semana pela revista IstoÉ, de onde a Gazeta retirou as informações, segundo Requião, dos 21 prefeitos pesquisados pelo levantamento da revista e do Instituto Brasmarket, apenas sete seriam reeleitos, caso as eleições fossem hoje. Se o universo dos reeleitos não passa de 33% do total, não haveria como afirmar que a popularidade dos prefeitos está alta, na opinião do senador.
"Quero registrar a minha indignação. A principal matéria daquela edição é o mais eloqüente exemplo de anti-jornalismo e de desinformação", afirmou o senador em carta a Francisco da Cunha Pereira Filho, diretor da Gazeta, que leu em plenário. O senador reclamou, ainda, da omissão de outros jornais na republicação do texto. O senador disse que fez a leitura da carta beneficiando-se do fato de que a TV Senado é a única tribuna livre à disposição dos senadores, e que assim rompia com o "espírito de corpo dos jornais".
Requião afirma ainda, em sua carta, que "em nenhum momento, tanto na chamada de capa como na matéria interna, a informação (de que a maioria não seria reeleita) foi destacada, sendo convenientemente esquecida". Outro fato grave, segundo Requião, é o que disse o jornal a respeito do prefeito de Curitiba, Cassio Tanaguchi. Conforme a revista, ele "não se reelegeria", mas o jornal mudou a avaliação, afirmando que ele "poderia ter dificuldades para conseguir a reeleição"
O senador também chamou a atenção para a maneira "dúbia" com que a IstoÉ e a Brasmarket referem-se aos outros nomes colocados à disposição dos eleitores na pesquisa: "foram indicadas outras lideranças", disse a revista, citando Requião e o deputado Ricardo Chab. Mas a Gazeta afirma que nenhum dos dois é pré-candidato à prefeitura.

22/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião critica matéria do jornal 'O Globo' sobre parlamentares com processo no STF

Requião critica decisões editoriais da TV Senado e Jornal do Senado

Alvaro Dias comemora 85 anos da "Gazeta do Povo"

Flávio Arns celebra os 90 anos da Gazeta do Povo

ÁLVARO DIAS REGISTRA PRÊMIO RECEBIDO PELA GAZETA DO POVO

Presidência divulga nota sobre reportagem do jornal 'O Estado de S.Paulo'