Reserva extrativista recebe treinamento de cadastradores
A equipe da Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho, localizada no Pará, realizou ao longo deste mês o treinamento de cadastradores para o levantamento de dados sobre as famílias, diagnóstico produtivo e de acesso a serviços e políticas públicas na unidade de conservação (UC) federal. O treinamento, que compreende a primeira parte da ação, contou com a participação de 20 entrevistadores, entre comunitários da UC e alunos de instituições públicas federais, que receberam as instruções necessárias para atuarem com maior segurança, eficiência e de forma independente no processo de aplicação dos questionários.
Durante o treinamento, os entrevistadores ainda receberam instruções sobre a utilização do GPS para o mapeamento das moradias das famílias a serem visitadas. Para a chefe da reserva extrativista, Sheyla Leão, os resultados do treinamento foram positivos, pois permitiu o conhecimento e a familiarização dos colaboradores com os questionários a serem aplicados neste processo, a partir das informações e dos esclarecimentos prestados pelos coordenadores de campo.
A segunda parte da ação é a aplicação dos questionários padronizados de levantamento das famílias em unidades de conservação, disponibilizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que ocorrerá em cinco comunidades da reserva: Joana Peres, Lucas, Xininga, Fé em Deus, Espírito Santo, que totalizam aproximadamente 635 famílias, distribuídas ao longo da BR-422 e as margens do Rio Tocantins.
O processo de levantamento de dados sobre as famílias em UC é uma ação realizada pelo ICMBio, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e tem como um dos seus objetivos identificar as famílias que residem ou utilizam as unidades de conservação de uso sustentável, seus modos de vida e trabalho.
Neste processo, a Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho ainda conta com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). A previsão é de que a etapa de aplicação dos questionários na Reserva seja concluída até o dia 18 de dezembro de 2013.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
28/11/2013 14:57
Artigos Relacionados
Reserva extrativista recebe visita de instituto europeu
João Pedro: Reserva Biológica do Abufari deve ser transformada em reserva extrativista
Garibaldi apóia transformação de reserva biológica em reserva extrativista
Reserva extrativista capacita conselheiros na BA
Reserva Extrativista define perfil de beneficiários
Comunitários visitam reserva extrativista em Rondônia