Reunião na Bahia discute proteção do consumidor na Copa



O planejamento das ações de proteção ao consumidor/ turista na Copa do Mundo de 2014 foi discutido nesta segunda-feira (18.11), em Salvador, durante reunião entre representantes dos ministérios da Justiça e do Turismo e da Embratur, além da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) e do Procon da Bahia.

O objetivo do encontro, realizado nas 12 cidades-sede da Copa, é prevenir eventuais conflitos e estabelecer o monitoramento das relações de consumo durante o evento através do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania. Criado em março deste ano, o comitê é coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa.

A principal preocupação dos órgãos de defesa do consumidor para o período do megaevento é com a prestação de serviços, como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, além do transporte urbano, interestadual e aéreo. “Com relação às passagens aéreas, foi realizado um diagnóstico do preço das passagens e as companhias aéreas comunicadas, para que não tenhamos valores abusivos e que o consumidor volte ao Brasil aproveitando serviços de qualidade”, afirmou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Amaury Oliva.

Os torcedores que visitarem a Bahia durante o evento contarão com um aplicativo móvel exclusivo para registrar reclamações contra estabelecimentos e prestadores de serviço. Disponível para os principais aparelhos smartphones a partir de dezembro deste ano, o Reclame Turismo vai funcionar de forma integrada com o Procon e reforça outros serviços de atendimento, a exemplo do Disk Turismo e Guias e Monitores.

De acordo com o superintendente do Procon-Bahia, Ricardo Maurício Freire Soares, a fiscalização em hotéis, bares e restaurantes está sendo intensificada. O órgão, que já está presente no aeroporto internacional de Salvador com um posto avançado de atendimento, criou também o Procon Torcedor. “Trata-se de uma unidade voltada para solucionar problemas referentes à aplicação do Estatuto do Torcedor durante a Copa”.

Fonte:
Portal da Copa



19/11/2013 16:52


Artigos Relacionados


Reunião em Manaus discute proteção do consumidor na Copa

Evento em SP discute proteção do consumidor na Copa 2014

Reunião em Cuiabá discute defesa do consumidor na Copa

Porto Alegre debate proteção do consumidor na Copa

Força-tarefa para proteção do consumidor na Copa se reúne no CE

Comitê se reúne para discutir proteção do consumidor na Copa do Mundo