Revezamento masculino tem assessoria técnica de Michael Johnson
A classificação da equipe de revezamento 4x400m masculino para a final do Mundial de Moscou, em 2013, demonstrou o potencial de resultados que esta prova pode trazer ao Brasil. Visando não só aos Jogos Rio 2016, mas também a uma continuidade de resultados, o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Atletismo trouxeram ao País o americano Michael Johnson, quatro vezes campeão olímpico, para a realização do 2º Camping de Treinamento do revezamento 4x400m, na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro.
Desde o ano passado, o americano está prestando assessoria técnica aos atletas e treinadores brasileiros através do Michael Johnson Performance Center (MJPC), instituto fundado por ele em Dallas, nos Estados Unidos.
Neste segundo treinamento, os melhores atletas brasileiros dos 400m rasos estão passando novamente por avaliações e testes, nos quais são levantados dados e informações individuais que demonstram o estado físico atual de cada um.
Além de Michael Johnson, está no Brasil um grupo de profissionais do MJPC para trabalhar com os treinadores brasileiros questões relacionadas a metodologia e periodização de treinamentos e competições, estabelecendo metas e objetivos para esta e para as próximas temporadas.
Os treinadores brasileiros também estão trabalhando em conjunto com os americanos na organização da participação do Brasil em treinamentos e competições nos Estados Unidos, durante seis semanas, entre março e abril de 2014. A presença de Michael Johnson no projeto também serve de inspiração aos jovens atletas na postura e conduta diante dos grandes eventos esportivos que vêm pela frente.
"O meu objetivo é tentar ajudar os atletas e treinadores a entender o processo de desenvolvimento de todo seu potencial. Trabalhamos com uma linha de tempo de dois anos e meio, mas se por um lado temos bastante tempo e precisamos ser pacientes, por outro temos que ter certeza de que em todos os momentos, em todos os minutos, todos os dias, os atletas estão otimizando o que estão fazendo. Quero ajudá-los a entender que tipo de preparação eles precisam diariamente, não apenas nas competições, mas também nos treinos", afirmou.
O ex-atleta disse ainda que sabe como é disputar os Jogos Olímpicos em casa. "Tive essa experiência em 1996, nos Jogos de Atlanta. É uma oportunidade fantástica, mas é também importantíssima. Encontrar o equilíbrio correto é a chave para o sucesso", declarou Michael Johnson, medalha de outro nos 200m e 400m nos Jogos Atlanta 1996, nos 400m em Sydney 2000, e no 4x400m em Barcelona 1992.
Fonte:
Comitê Olímpico Brasileiro
13/02/2014 17:16
Artigos Relacionados
Presidente da Johnson&Johnson diz que empresa continuará investindo no país
Paulo Davim sugere assessoria técnica para juízes definirem vagas em UTIs
Pré-natal masculino
Michael Paul Zeitlin: 'Uma pessoa extremamente afável e gozadora .'
Metrô: Equipes de busca fazem revezamento dos trabalhos
Masterclass gratuita traz Michael Uhde para ensinar piano