Revitalizado, Espaço Vida abordará temática ambiental no cotidiano



Visitantes do Parque Villa-Lobos terão oportunidade de conhecer o meio ambiente urbano

Na quinta-feira, 23, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, visitou o Espaço Vida, no Parque Villa-Lobos. Com 3.700 metros quadrados e completamente revitalizado, o espaço proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer como conservar e proteger os recursos naturais, assim como aprender a usar, conscientemente, esse patrimônio. Em parceria com os Institutos Samuel Murgel Branco e Unibanco, a missão do Espaço Vida é disponibilizar a comunidade a oportunidade de conhecer o meio ambiente, aprender a conservar e proteger os recursos naturais, bem como usar conscientemente esse patrimônio ambiental.

O objetivo do projeto é inserir a temática ambiental no cotidiano de educadores, educandos, e do público em geral, bem como valorizar a atividade ecoprofissionalizante para jovens no Parque Villa-Lobos. O projeto é dividido em três módulos. O primeiro é direcionado aos visitantes do parque e promoverá ações, práticas e vivências, visando à alteração do padrão de relacionamento entre as pessoas e os ambientes urbanos. Os alunos da rede pública de ensino, entre 15 e 18 anos, foco do segundo módulo do projeto, poderão participar de capacitação voltada à compreensão de conceitos científicos e ao reconhecimento dos recursos naturais existentes nas localidades em que vivem. O terceiro módulo será direcionado à capacitação profissional, de jovens entre 18 e 24 anos em jardinagem, com orientação à promoção do conceito de desenvolvimento sustentável.

De acordo com Graziano, o Villa-Lobos está passando por uma reestruturação. “Estamos transformando o parque em vitrine da política ambiental do Estado de São Paulo e o Espaço Vida faz parte disso”, declarou. Segundo a gerente de projetos do Instituto Unibanco, Sonia Silva, o foco de trabalho da instituição é o público jovem. “Estamos apostando nesse espaço para que o jovem possa vivenciar o meio ambiente”, afirmou. Para o vice-presidente do Instituto Samuel Murgel Branco, e filho do professor, Fábio Cardinale Branco, a sustentabilidade precisa estar presente na atitude de cada indivíduo. “O desejo do instituto é que as pessoas sejam contaminadas, no bom sentido, pela questão ambiental”, finalizou.

Da Secretaria do Meio Ambiente



10/24/2008


Artigos Relacionados


"Alvorada para a Vida" mostra o cotidiano de PMs no CEU São Mateus

Espaço Villa Ambiental retoma atividades nesta sexta no Parque Villa-Lobos

Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia

Centro Cultural no Rio será revitalizado

Parque da Tijuca vai ser revitalizado em 18 meses

Parque da Rocha Moutonnée, em Salto, é revitalizado