Ricardo Ferraço registra lançamento da biografia de empresário do grupo Buaiz




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) elogiou em Plenário nesta quarta-feira (21) o lançamento, na semana passada, da biografia do empresário capixaba Américo Buaiz, fundador do Grupo Buaiz. O livro, segundo da série "Memória do Desenvolvimento do Espírito Santo: Grandes Nomes", foi escrito pelo historiador doutor da Universidade do Espírito Santo (Ufes) Estilaque Ferreira dos Santos.

Ricardo Ferraço afirmou que a biografia do empresário é uma oportunidade de se celebrar a vida e a história de um descendente de imigrantes libanês, que marcou a história do Espírito Santo com sua capacidade empreendedora.

O empresário era filho de um mascate libanês, que se estabeleceu na região central de Vitória, capital do estado. Ao herdar o negócio, Américo Buaiz o diversificou, enveredando para o ramo da indústria de prego, de sacos de papel, de refino de açúcar e de moagem de trigo. Isso em uma época em que a economia do Espírito Santo era essencialmente agrícola, produtora de café. O empreendedorismo o levou a implementar no estado a Federação do Comércio, ainda na década de 50, e a Federação da Indústria, alguns anos depois.

Quando, na década de 60, o Espírito Santo enfrentou a crise na cafeicultura, o empresário envolveu-se na modernização da economia do estado e, em seus dez anos à frente das federações, ajudou a elaborar um projeto de desenvolvimento regional, aliado a uma atuação positiva dos empresários, visando crescimento e inovação em suas atividades. Buaiz também trabalhou pela requalificação do governo local que, em seu entendimento, deveria exercer papel essencial no desenvolvimento regional. Sua influência foi fundamental para os rumos modernizante do estado naquele momento.

- Hoje, quando o nosso estado enfrenta grandes desafios, a hora é muito adequada para a publicação de um livro empenhado em resgatar os esforços, em um passado recente, de desenvolvimento de um homem e de uma geração, a quem nós capixabas e o nosso estado muito devem - afirmou o senador.



21/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço elogia lançamento do Pronatec

Wilson Santiago registra lançamento da biografia de José Sarney

EDISON LOBÃO REGISTRA LANÇAMENTO DE BIOGRAFIA DE GILBERTO AMARAL

Ricardo Ferraço destaca lançamento do programa Brasil Carinhoso

Ricardo Ferraço comemora lançamento de plano para as fronteiras

Ricardo Ferraço registra 15 anos da ‘Folha do Espírito Santo’