Rio de Janeiro sedia Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica
Começa neste domingo (7), na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (Icae 2011). Em sua 14ª edição, o evento será realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul. Até hoje, poucos países tiveram a oportunidade de sediar o evento, entre eles os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a França, a Inglaterra, a Suécia e a China. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Serão 37 países participantes, superando os 30 países participantes na China em 2007. E com um número recorde de trabalhos sobre raios, 317, sendo que o recorde até então era de 300 trabalhos na conferência realizada em 1992, na Rússia.
O Brasil é o país com maior número de trabalhos completos a serem apresentados, com 77, seguido pelos Estados Unidos, com 63. “Para um país que iniciou sua participação na conferência há pouco mais de uma década, o progresso da pesquisa científica brasileira sobre raios é impressionante”, comenta o pesquisador Osmar Pinto Júnior, do Inpe.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
Fonte:
Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação
05/08/2011 16:25
Artigos Relacionados
Conferência internacional recebe trabalhos sobre eletricidade atmosférica até domingo (31)
Conferência de eletricidade atmosférica recebe trabalhos até dia 31
Rio de Janeiro sedia conferência sobre concorrência
Estado sedia conferência internacional sobre alimentação
Rio de Janeiro sedia Festival Internacional de Televisão
Rio de Janeiro sedia evento internacional de produção audiovisual