Rio de Janeiro sedia conferência sobre concorrência
O Rio de Janeiro será a primeira cidade na América Latina a sediar uma conferência da Rede Internacional da Concorrência. A 11ª Conferência Anual da ICN escolheu sua sede na última semana, na Turquia, durante a 9ª Conferência Anual, que reuniu autoridades de mais de 90 países, além de acadêmicos e profissionais que atuam na área. O Brasil disputou com países como Egito e Polônia. As últimas quatro conferências aconteceram na Turquia, Suíça, Japão e Rússia.
A Rede Internacional da Concorrência foi criada em outubro de 2001 por 14 autoridades de órgãos antitruste do mundo. O objetivo é promover a convergência global em matéria de concorrência e prover um fórum independente e especializado no tema.
Na Conferência da Turquia, o Brasil se destacou nos painéis de defesa da concorrência. A secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares de Araújo, participou do painel Trends in Cartel Enforcement and Policy (Tendências da Política de Repressão a Cartéis), ao lado de autoridades de defesa da concorrência da Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Japão.
As ações do Ministério da Justiça para difundir a cultura da concorrência, como a coleção de cartilhas e a campanha nos aeroportos, também foi tema de debate. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica foi representado pelo Conselheiro Olavo Chinaglia, que apresentou painel sobre Agency Effectiveness.
Fonte:
Ministério da Justiça
05/05/2010 19:26
Artigos Relacionados
Brasil sedia pela primeira vez a maior conferência mundial sobre defesa da concorrência
Rio de Janeiro sedia Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica
SP sedia conferência mundial sobre regiões metropolitanas
SP sedia conferência mundial sobre regiões metropolitanas
Estado sedia conferência internacional sobre alimentação
Inpi sedia conferência sobre Propriedade Intelectual e tecnologias sustentáveis