Rio Grande do Sul poderá ter centro virtual de pesquisas da Embrapa



O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou nesta quinta-feira (1°) que pretende criar no Rio Grande do Sul um centro virtual de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para atender toda a América do Sul. A proposta foi anunciada durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer).

Segundo ele, o projeto será discutido em detalhes com a presidência da Embrapa e o secretário-executivo do ministério, José Carlos Vaz, na próxima semana. O objetivo é incentivar a pesquisa conjunta entre pesquisadores sul-americanos e brasileiros.

De acordo com Mendes Ribeiro Filho, o centro virtual teria como meta coordenar as ações de um projeto definitivo na área de defesa agropecuária. A instalação seria no Rio Grande do Sul em razão da posição privilegiada do estado, que faz fronteira com vários países.

“A pesquisa é uma questão fundamental. Quando assumi, afirmei que daria prioridade à Embrapa. Essa iniciativa vai colaborar de forma definitiva para a elaboração do projeto de sanidade animal de interesse para o Cone Sul. A sanidade animal, necessariamente, precisa ser uma das nossas maiores preocupações”, declarou o ministro.

O ministro reforçou a importância do seguro agrícola e declarou ter solicitado à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a liberação dos R$ 274 milhões restantes, dos R$ 406 milhões previstos para a rubrica no orçamento 2011. Os recursos serão direcionados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do Ministério da Agricultura. Pelo programa, o governo paga uma parte do prêmio do seguro contratado pelo produtor.


Fonte:
Ministério da Agricultura



01/09/2011 20:22


Artigos Relacionados


Embrapa apresenta pesquisas na Expodireto 2010 no Rio Grande do Sul

Embrapa lança herbário virtual sobre a flora amazônica

Especial D.O.: Biblioteca Virtual faz pesquisas grátis para interessados do Brasil e exterior

Embrapa já está selecionando pesquisas que receberão financiamento na África

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PESQUISAS DA EMBRAPA PARA PRODUÇÃO DE ALGODÃO

Técnico da Embrapa reclama de escassez de recursos para pesquisas sobre aquecimento global