Rio Grande do Sul poderá ter Dia da Etnia Italiana
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou ontem pareceres favoráveis a dois projetos de autoria do deputado José Ivo Sartori (PMDB). O primeiro institui o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, a ser comemorado anualmente no dia 20 de maio. O segundo declara a Igreja de São Pelegrino, de Caxias do Sul, integrante do Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Os pareceres, do deputado Bernardo de Souza (PSB) foram aprovados por unanimidade, e os projetos seguirão agora para a votação em plenário, para posterior sanção do governo do Estado.
Sartori justifica que a data de 20 de maio registra, no ano de 1875, o início da colonização italiana em nosso Estado, com a chegada em Nova Milano dos primeiros 86 imigrantes que plantaram as raízes desta história centenária. “Ao instituirmos o Dia da Etnia Italiana, estamos reconhecendo o mundo dos valores humanos, sociais, religiosos, culturais, econômicos e políticos que os imigrantes fizeram florescer no dia-a-dia das primeiras colônias e que hoje, integrados com os dos outros grupos humanos que nos constituem, expressam a nossa forma de pensar, de sonhar e de ser”, destaca Sartori.
No caso do segundo projeto, Sartori argumenta que a Igreja São Pelegrino é um símbolo e um monumento da imigração e da colonização italiana do Rio Grande do Sul, além de atração turística de Caxias do Sul, abrigando as obras mais importantes do pintor italiano Aldo Locatelli.
A CCJ aprovou, ainda, parecer do deputado Giovani Feltes (PMDB), ao projeto do deputado Vieira da Cunha (PDT), que dispõe sobre o peso máximo tolerável do material escolar transportado por alunos da pré-escola e 1º grau das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Foram aprovados também 131 convênios entre o governo do Estado com entidades e municípios gaúchos.
12/13/2000
Artigos Relacionados
Instituído o dia da etnia italiana
Petrobras poderá comprar ações da italiana Eni na portuguesa Galp
USP promove seminário sobre etnia
Rio Grande do Sul poderá ter centro virtual de pesquisas da Embrapa
PF prende cinco índios da etnia Tenharim em Humaitá (AM)
Especialistas falam sobre raça e etnia nas escolas