Rio Negro atinge maior nível em Manaus desde 1902



Na última medição do Rio Negro, realizada na quarta-feira (23), a marca atingiu 29,91m em Manaus. Esta marca é a maior já registrada desde 1902, início do histórico de acompanhamento do nível do rio, que banha a capital amazonense e faz parte da bacia do rio Amazonas.

Antes da cheia deste ano, o recorde era de 29,77m, registrado em 2009. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estima que o pico da cheia, que ocorre geralmente em junho,chegue ao nível máximo de 30,13m.

A Agência Nacional de Águas (ANA), por meio de sua Sala de Situação, acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios nacionais, desenvolvendo ações de prevenção que permitem identificar possíveis ocorrências de eventos críticos e adotar antecipadamente medidas mitigadoras de seus impactos. Para isso, a instituição trabalha em articulação com instituições parceiras, como é o caso do CPRM.

Mais informações sobre o Rio Negro em Manaus e sobre outras estações fluviométricas podem ser obtidas no site da ANA e na Sala de Situação.

Fonte:
ANA



24/05/2012 17:08


Artigos Relacionados


Rio Negro, em Manaus, atinge maior nível da história

Rio Negro apresenta menor nível do curso d’água desde 1902

Confiança na indústria atinge terceiro maior nível desde 95

Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011

Intenção de compra no varejo atinge maior nível desde 1999, diz pesquisa

Confiança do consumidor aumenta em setembro e atinge maior nível desde 2005