Rio Paraguai deve encher mais de 5 metros, segundo previsão da Embrapa
O volume excessivo de chuvas registrado neste início de ano no Mato Grosso do Sul está influenciando a previsão de cheia para o Rio Paraguai. De acordo com o Modelo de Previsão de Cheia em Ladário (Modelad), se no dia 31 de março a régua de Ladário indicar altura do rio entre 4 e 5 metros, o pico da cheia poderá variar entre 5 e 6,4 metros.
A informação foi divulgada na segunda-feira (14) pelo pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo ele, ocorrendo este cenário, o pico da cheia deverá ser registrado em abril, provavelmente na segunda quinzena. Na última segunda-feira, a régua de Ladário indicava o nível de 3,67 metros, uma alta de 5 cm em relação ao dia anterior.
Neste ano, choveu em Corumbá mais de 230 mm em janeiro, mais de 450 mm em fevereiro e 200 mm em março, até o momento. “Tivemos uma falta de chuva no final do ano passado e uma chuva muito acima da média neste início de ano”, disse Ivan.
Pecuaristas da região de Miranda já estão retirando o gado de áreas mais baixas. A Embrapa orienta que os produtores fiquem em estado de alerta. Cabe ao pecuarista a decisão de manejar o gado com antecedência, pois isso envolve custos. “Pode ser uma ação benéfica. Mas pode acontecer também de a cheia esperada não se confirmar”, explicou o pesquisador.
A Embrapa Pantanal divulgará uma nova previsão de cheia, mais precisa, no dia 31 de março. Quem quiser mais informações sobre a previsão divulgada na segunda-feira pode acessar o Artigo de Divulgação na Mídia (ADM) no site da Embrapa Pantanal, clicando em publicações online e, em seguida, publicações da Embrapa Pantanal.
Fonte:
Embrapa
15/03/2011 14:50
Artigos Relacionados
Rio Paraguai deve chegar a 4,5 metros, afirma Embrapa
Construção civil contrata 1,41% a mais em abril e deve crescer mais que o PIB este ano, segundo FGV
Nova previsão indica cheia para o rio Paraguai
Metrôs e trens urbanos transportaram 187 milhões de passageiros a mais em 2010
Avião da Air France caiu de uma altura de 11,5 mil metros em pouco mais de três minutos
Estiagem no Sul pode comprometer safra de soja, segundo Embrapa