Rio registra morte por chuva em Laje do Muriaé, no norte do estado
Um homem morreu e 2 mil estão desalojadas no município de Laje do Muriaé, no noroeste do Rio de Janeiro, em consequência das chuvas que atingem a região desde a semana passada e que se intensificaram no último domingo (1º). Um em cada quatro moradores da cidade, que tem 8 mil habitantes, está desalojado por causa da cheia do Rio Muriaé.
Segundo a prefeitura, há 500 pessoas desabrigadas. Parte delas foi levada para abrigos improvisados em escolas e quadras esportivas. “Há dois dias, começou a chover muito forte principalmente na cabeceira do rio, no município mineiro de Miraí. Nossa cidade é a primeira que recebe as águas de Minas Gerais e, como o declínio é muito grande e a água vem entre morros, aqui é onde ela encontra espaço para se expandir, causando todo esse transtorno para a população”, explicou o prefeito, José Eliezer.
Ele acrescentou que a maior parte da cidade foi construída em área de alagamento, o que justifica o grande número de desalojados. Segundo o prefeito, o homem que morreu voltou para buscar seus pertences em casa. “Ainda não sabemos explicar como ocorreu a morte, mas sabemos que o bairro é um dos que estão alagados. A situação aqui é bem grave, a água atingiu níveis que nunca foram atingidos e estamos praticamente isolados”, disse.
A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro enviou uma equipe com 30 bombeiros para a região norte fluminense. Além de Laje do Muriaé, os profissionais estão em alerta para os municípios de Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje na região é de tempo nublado e pancadas de chuva isoladas.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está em alerta máximo em Macaé e Duque de Caxias, por causa do aumento do nível dos rios. Há alerta também para os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, além das cidades da Baixada Fluminense.
Fonte:
Agência Brasil
03/01/2012 17:01
Artigos Relacionados
Chuva: Santa Catarina registra 14 cidades em estado de emergência
Região Norte registra mais uma morte de trabalhador rural
Chuva continua no Norte do Brasil
Previsão chuva em toda região Norte
Previsão de chuva no Norte e Nordeste do Brasil
Inmet alerta para chuva forte no Norte e Nordeste